NOTÍCIAS


Greve de trabalhadores do transporte público de Guarapuava entra no segundo dia | Campos Gerais e Sul


A greve de trabalhadores do transporte público de Guarapuava, na região central do Paraná, entrou no segundo dia nesta quarta-feira (15). Logo pela manhã, nenhum ônibus saiu da garagem da concessionária.

Sem ônibus, os 13.654 mil passageiros diários – inclusivo com gratuidade – são afetados pela paralisação.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviários em Guarapuava (Sintrar), a categoria reivindica reposição salarial de 11,08% referente à data-base de novembro do ano passado. Eles também questionam atrasos nos salários, carga excessiva de trabalho e férias atrasadas.

Na tarde de quarta (14), dia que começou a greve, a RPC apurou que grevistas levaram à empresa uma contraproposta de reajuste, apresentada de maneira informal. A concessionária Pérola do Oeste confirmou a movimentação, mas disse que pediu a formalização da proposta, o que deve acontecer nesta quarta (15).

Procurada, a prefeitura afirmou que pediu novamente, na Justiça, para que a empresa mantenha uma frota mínima de circulação durante a greve.

Em um liminar, a Justiça garantiu o funcionamento do serviço na cidade por escalonamento, mas, na terça, nenhum ônibus deixou a garagem.

Trabalhadores do transporte público de Guarapuava pedem reposição salarial — Foto: Eduardo Andrade/RPC

Trabalhadores do transporte público de Guarapuava pedem reposição salarial — Foto: Eduardo Andrade/RPC

Conforme decisão, 50% da frota teriam que circular nos horários de pico e entre pico, das 6h30 às 8h30, 11h30 às 13h30 e das 17h às 19h. Nos demais horários, a determinação era de 25% da frota em operação.

A empresa afirmou que protocolou junto ao sindicato o pedido de cumprimento de escala de funcionamento mínimo do serviço, mas por decisão dos grevistas, ela não foi cumprida.

Disse, também, que reconhece como legítimas as reivindicações do sindicato, mas que não tem condições financeiras de fazer o repasse necessário.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


15/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO