NOTÍCIAS


Guritiba começa no Festival de Curitiba dedicado ao público infantil


O Guritiba surgiu como um recorte do Festival de Curitiba em 2009 para espetáculos infantis e hoje é um projeto anual que leva atividades de formação, cultura e entretenimento para escolas, organizações sociais e famílias em situação de vulnerabilidade.

A primeira etapa ocorre durante o festival, com atrações artísticas para as crianças. Nesta 30ª edição, serão peças, exposições e, também, contação de histórias.

  • Veja a programação completa do festival

Entre os destaques deste ano está a exposição “Gigante Tarsila”, inspirada livremente na obra da artista plástica Tarsila do Amaral e de Di Cavalcanti.

A montagem traz para Curitiba infláveis gigantes recriando figuras importantes da obra pictórica de Tarsila do Amaral. “Gigante Tarsila” fica em exposição na Praça Santos Andrade de 1 a 7 de abril, e é gratuita.

Já a comédia musical “Henriques”, conta a história de um príncipe rebelde que herda o trono e precisa exercer o seu reinado a contragosto.

A segunda etapa do Guritiba prevê encontros e circulações que levam para escolas e instituições de Curitiba e Região Metropolitana dança, música, artes cênicas, circo, cinema e artes visuais, com atividades gratuitas incentivando a introdução ao universo artístico.

“O Guritiba é, sobretudo, um programa de formação de plateia. Após esse longo período de isolamento social, a curadoria pensou cuidadosamente na seleção de iniciativas que representem as crianças em um cenário que traga encantamento e diversão”, conta Carol Scabora, coordenadora do Guritiba.

Ela conta que entre 2018 e 2019, mais de 23 mil pessoas que tiveram a oportunidade de, pela primeira vez na vida, conhecer um teatro e uma apresentação cultural.

Uma das ações acontece em Araucária, durante o Festival de Curitiba. Nesta segunda-feira (4) e nesta terça (5), 450 estudantes de escolas das regiões rurais serão transportados até a Praça da Bíblia, centro da cidade, para assistir ao espetáculo Astrocirco – com tradução em Libras e audiodescrição.

“No trajeto, nossos mediadores já interagem com os grupos. Assim, eles chegam ao espetáculo mais ambientados”, conta Carol.

Projeto leva atividades de formação, cultura e entretenimento para escolas, organizações sociais e famílias em situação de vulnerabilidade — Foto: Lina Sumizono

Projeto leva atividades de formação, cultura e entretenimento para escolas, organizações sociais e famílias em situação de vulnerabilidade — Foto: Lina Sumizono

Além da condução de alunos aos espetáculos, o Guritiba irá transportar e mediar aproximadamente 80 educadores do município de Araucária a ações artísticas que acontecem no evento. Conheça as ações do Guritiba:

Ação de formação de plateia, onde as famílias são buscadas em casa para assistir à espetáculos. “Nós oferecemos o transporte, lanche e fazemos a mediação cultural. É uma experiência única e, para muitos, o primeiro contato com o teatro”, conta Carol.

Ações formativas para professores

Através de parcerias com frentes educacionais da cidade, o Guritiba compreende quais as necessidades culturais de cada local e, a partir disso, realiza ações formativas extracurriculares para os educadores. As atividades atuam em eixos multidisciplinares, criando conexões entre situações do cotidiano e a arte.

Ações formativas para alunos

A criança, ao participar de uma oficina artística, desenvolve criatividade, coordenação, memorização, vocabulário e auto expressão, atuando de forma afetiva com o mundo. O Guritiba tem ações como visitas guiadas a museus, confecção de instrumentos e jogos teatrais.

  • 11 edições
  • 55 espetáculos
  • 48.000 público total

VÍDEO: veja os mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


05/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107