NOTÍCIAS


Hospital começa a operar após mais de 20 anos de espera, em Paranavaí


A Santa Casa do Parque Morumbi, em Paranavaí, no noroeste do Paraná, começou a receber pacientes no domingo (3), após mais de 20 anos de espera da população. As primeiras cirurgias ocorreram nesta segunda-feira (4).

Segundo a direção, a unidade atenderá 21 municípios da região noroeste. Nesta primeira etapa, 38 leitos estão em funcionamento.

A previsão da Santa Casa é de que até o fim de 2022, 100 leitos estejam atendendo, inclusive, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o hospital realizará as cirurgias eletivas represadas por causa da pandemia.

Atualmente, o Paraná tem, em média, 200 mil procedimentos eletivos represados, além de 300 mil consultas médicas atrasadas por causa das suspensões do serviço ocorridas durante a pandemia, segundo a Sesa.

Santa Casa começou as cirurgias eletivas nesta segunda-feira (4), em Paranavaí — Foto: Wilson Del Passo/RPC

Santa Casa começou as cirurgias eletivas nesta segunda-feira (4), em Paranavaí — Foto: Wilson Del Passo/RPC

A estrutura da unidade será mantida por meio de um contrato entre o governo do Paraná, a Santa Casa e a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).

Há mais de duas décadas, a própria comunidade local deu início às construções do hospital, mas os trabalhos paralisaram quando a obra estava em 45%.

Em 2014, a Santa Casa assumiu as obras. Em 2021, os equipamentos foram comprados com mais de R$ 19 milhões do governo do Paraná.



Fonte: G1


04/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107