NOTÍCIAS


IAT identifica desmatamento de mais de 100 hectares no Norte Pioneiro | Norte e Noroeste


Fiscais do Instituto Água e Terra (IAT) identificaram nesta semana mais de 100 hectares de Mata Atlântica desmatada na zona rural de Jataizinho, no Norte Pioneiro do Paraná.

A ferramenta MapBiomas emitiu um alerta para o Escritório Regional de Cornélio Procópio de um possível desmatamento de 45 hectares.

Ao chegar no local, os fiscais conseguiram identificar um crime ainda maior. Além dos mais 100 hectares de desmatamento, a utilização de fogo.

O Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado e o infrator foi notificado a comparecer ao IAT na próxima semana para receber a autuação de acordo com os crimes cometidos.

O crime é compatível com autuação no valor de 1,1 milhão de reais.

IAT identifica desmatamento de mais de 100 hectares

IAT identifica desmatamento de mais de 100 hectares

O responsável vai responder por desmatamento, com o agravante de ter utilizado fogo. Além disso, o infrator será encaminhado ao Ministério Público do Paraná e poderá responder a uma ação civil pública.

De 2019 até o mês de julho, o instituto emitiu mais de 18 mil Autos de Infração que somam cerca de R$ 314 milhões. Entre as autuações, a maior parte é de crime ambiental de desmatamento.

O Instituto Água e Terra (IAT) realiza o atendimento a denúncias feitas pela população, demandas de órgãos públicos, fiscalizações de rotina, atendimento a acidentes ambientais e apoio a órgãos federais, estaduais e municipais.

O objetivo é impedir ou paralisar as ações consideradas lesivas ao meio ambiente.

O MapBiomas é um projeto desenvolvido por universidades, ONGs e Startups que faz o monitoramento do solo e de áreas desmatadas e auxilia o IAT e outros órgão na fiscalização.

Os vídeos mais vistos do g1PR:



Fonte: G1


17/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107