MENU

Cerca de 20 casas que foram construídas em uma área de proteção ambiental, em Paranavaí, no noroeste do Paraná, foram demolidas nesta quarta-feira (6) em uma operação da prefeitura da cidade em parceria com órgãos de segurança.
A demolição atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que se trata de uma ocupação irregular na região da Estrada Cristo Rei, próximo ao Rio Paranapanema.
Em dezembro de 2021, a prefeitura já havia iniciado a demolição de cerca de 50 residências depois da ordem judicial. Uma terceira etapa ainda deve ser feita para destruir o restante dos imóveis.
O pescador Amauri Ribeiro morava em uma das casas que foi destruída pela prefeitura, durante a operação.
“Aqui era o cantinho que a minha família gostava, meus netos, meus filhos. Acabou tudo. Agora a gente vai fazer o quê? É a lei. A gente vai correr atrás de outro lugar”, disse.
O restante dos imóveis que ainda serão demolidos são casas de pessoas que se declararam pescadores. Apesar disso, conforme a prefeitura, alguns proprietários não trabalham na área. Por conta disso, eles podem ser multados e responder por fraude.
A próxima etapa dos trabalhos deve acontecer dentro de 20 dias.