MENU

Curitiba ficou entre as três capitais brasileiras que registraram a maior inflação em fevereiro, com 1,28% de aumento segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade aparece atrás, apenas, de São Luís, no Maranhão (+ 1,33%) e Rio de Janeiro (+ 1,32%).
Segundo o IBGE, o aumento foi puxado por gastos com alimentação e educação. No Brasil, a inflação de fevereiro chegou a 1,01%, a maior para o mês desde 2015.
No acumulado dos últimos 12 meses, Curitiba teve a inflação mais alta do país: mais de 13%, o que ficou acima da média nacional de 10,54%.
Confira a inflação na educação e alimentação:
Cenoura teve aumento de 72,71% — Foto: Pixabay
O economista Walcir Soares Júnior explica que o aumento dos combustíveis e gás, que começaram a valer nesta sexta-feira (11), refletirão em outros itens, como transporte e alimentos, provocando o conhecido “efeito cascata” na inflação de março.
“Infelizmente esse aumento vai ser repassado para os transportes, vai acabar refletindo nos alimentos, vai acabar aumentando o custo de vida mesmo porque além de ter sido um aumento em um bem muito importante, foi bem expressivo comparado ao que vínhamos tendo nos últimos meses”.