NOTÍCIAS


Inscrições para audiência pública que vai discutir concessão do gás natural no Paraná, um dos mais caros do Brasil, terminam nesta quinta (17)


O serviço de gás natural canalizado no Paraná, que possui uma das tarifas mais caras do Brasil, será debatido em uma audiência pública, marcada para terça-feira (22), às 9h, de forma online.

O motivo da discussão é que o contrato atual, fechado há 30 anos com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), vence em julho de 2024 e deve ser prorrogado por mais 30 anos.

As inscrições para participar da audiência vão até 18h desta quinta-feira (17), e são abertas a pessoas físicas e jurídicas. Acesse os detalhes de como se cadastrar.

No debate, o Governo do Paraná irá apresentar os detalhes previstos no Plano Estadual do Gás, com os termos previstos para a renovação do contrato com a companhia, e os setores envolvidos poderão apresentar sugestões.

Lideranças de setores de maior consumo do serviço de gás no estado, principalmente ligados à indústria, defendem a imediata redução dos preços, aproveitando a negociação antecipada da renovação do contrato com a Compagas.

Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), pelo menos 80% do gás distribuído no estado é utilizado em fábricas dos mais diversos segmentos, como cerâmica, papel e celulose, embalagens, fertilizantes, siderurgia, madeira, alimentos e confecção.

A discussão sobre a renovação do contrato com a Compagas foi antecipada pelo governo estadual para que os termos da renovação fossem fechados antes da venda de ações da Companhia Paranaense de Energia (Copel) na companhia de gás.

Um levantamento divulgado pela Associação dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace) aponta que, em dezembro de 2021, a tarifa do metro cúbico do gás canalizado pela Compagas às indústrias foi de R$ 2,75.

Conforme cálculo da Fiep, entre transporte, distribuição e impostos, o valor ficou em R$ 3,80 por m³ para as indústrias no mês. O valor aparece entre os três maiores do país.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


17/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107