NOTÍCIAS


Inscrições para o Desafio Intermodal de Curitiba encerram nesta quinta-feira (20) | Paraná


As vagas são limitadas, sendo quatro para cada modal. O desafio deste ano será na sexta-feira (23).

Nesta edição, serão avaliados bicicletas, carros, motocicletas, táxi, transporte coletivo, patinetes elétricos, skate, patins e deslocamento a pé. Será considerado também o uso desses meios por pessoas com deficiências.

  • Leia também: Veja lista com sugestões de roteiros para passeios de bicicleta em Curitiba

Além disso, segundo a organização, os modais usarão diferentes tipos de combustíveis, entre eles gasolina, álcool, diesel, gás e eletricidade.

Como funciona o Desafio Intermodal?

O Desafio Intermodal é uma competição que compara diversos meios de transporte para avaliar a forma mais eficiente de se locomover pela cidade no horário de pico, entre 18h e 19h.

São utilizados critérios de tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.

Os participantes saem do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná às 18h e terminam o percurso de cerca de 10 km no prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade.

Cada um escolhe o caminho que julgar melhor, mas todos devem passar por um ponto intermediário – o Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – antes de seguir para o ponto final.

Entre modais avaliados está bicicleta. — Foto: Daniel Castellano/SMCS

Entre modais avaliados está bicicleta. — Foto: Daniel Castellano/SMCS

Segundo a organização, os participantes serão acompanhados por aplicativos e os dados coletados no percurso indicarão o modal mais eficiente.

Ao fim da jornada, os participantes respondem um questionário sobre a experiência, avaliando pontos como infraestrutura urbana, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito.

A coordenadora do evento, Silvana Nakamori, explica que o objetivo é gerar dados que serão abordados em disciplinas de cursos da UFPR, da rede municipal e estadual de ensino e para a criação de políticas públicas;

“Da forma lúdica como é realizado, o desafio estimula a discussão sobre a mobilidade urbana e propõe o uso de meios alternativos e ativos de deslocamento. É uma ação de caráter educativo e científico, que busca gerar impacto e transformação para a sociedade através de apontamentos práticos para o fortalecimento das políticas públicas”, explica Nakamori.

A pesquisa é organizada pelo Ciclovida, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e conta com o apoio do centro de pesquisa e tecnologia Lactec.

Locomoção por transporte coletivo também será avaliada. — Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Locomoção por transporte coletivo também será avaliada. — Foto: Ricardo Marajó/SMCS

VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná



Fonte: G1


19/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107