NOTÍCIAS


IPTU de Curitiba 2022: Veja como gerar os boletos para pagamento


A primeira parcela do IPTU 2022 e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de Curitiba, para os contribuintes que optaram por dividir o pagamento em 10 vezes, vence entre esta sexta-feira (11) e terça-feira (15).

Os boletos podem ser impresso no site da prefeitura e no aplicativo “Curitiba App”.

O pagamento pode ser feito nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar por meio de cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.

  • Câmara adia para outubro de 2022 reajuste da planta genérica, e IPTU é corrigido pela inflação

O contribuinte recebeu o boleto para pagamento à vista e também da primeira parcela. As demais parcelas deverão ser geradas pelo próprio pagador pela internet ou pelo aplicativo “Curitiba App”.

Para quem não tem acesso à internet, os boletos podem ser impressos nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. O horário de atendimento é das 8 h às 17 h, de segunda a sexta-feira.

Pelo Curitiba App ou pela internet é possível gerar o documento de arrecadação de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. É necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

Boletos podem ser impressos nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. — Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Boletos podem ser impressos nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. — Foto: Jaelson Lucas/SMCS

O usuário pode salvar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) em formato PDF, imprimir ou copiar o código de barras.

Quem quiser transferir o pagamento para débito automático, precisa fazer a solicitação diretamente ao seu banco 30 dias antes do vencimento da parcela. O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).

A Taxa de Coleta de Lixo (TCL) foi reajustada em 3,9%, em função dos aumentos dos custos na prestação do serviço em mais de 8% para este ano.

A taxa para imóveis residenciais ficou em R$ 286,00 por ano. Para os imóveis não residenciais, R$ 489,00.

Reajuste limitado à inflação

Neste ano, a Prefeitura de Curitiba não aplicou os aumentos previstos em lei, limitando a correção do IPTU apenas à inflação acumulada medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 10,7%.

No ano passado, com a aplicação do reajuste de 4% e 7% mais inflação, o valor do IPTU aumentou 8,31% para imóveis residenciais e 11,31% para não residenciais.

O motivo dessa alteração é que o cenário econômico dos últimos meses teve uma alta da inflação com a valorização dos imóveis. Nesse caso, o IPTU poderia representar um impacto muito grande no orçamento das famílias.

VÍDEOS: assista ao mais vistos do g1 PR

Veja mais notícias do estado no g1 PR.



Fonte: G1


11/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
NATIVO E SERTANEJO