MENU

O Imposto Predial e Territorial Urbano e Taxa de coleta de Lixo (IPTU-TCL) de Curitiba agora pode ser pago por Pix. A opção pelo meio de pagamento eletrônico e instantâneo foi divulgada nesta quarta-feira (16) pela Prefeitura de Curitiba.
A modalidade está disponível para o pagamento do IPTU desde segunda-feira (14) e já foi utilizada por ao menos dois mil contribuintes nas primeiras 24 horas de funcionamento, segundo balanço do município.
De acordo com a Prefeitua, para utilizar o Pix, o cidadão deve acessar o serviço no site do município, clicar em serviço on-line,informar a inscrição imobiliária e o sublote ou a indicação fiscal do imóvel.
A Prefeitura afirma que o Pix é a forma mais rápida de quitar o imposto dentre as opções de pagamento disponíveis. “Se a pessoa precisar de certidões, por exemplo, quando é necessária a confirmação do pagamento de tributos, o Pix é a melhor alternativa”, explicou o município em nota.
Inicialmente, o Pix só está disponível para pagamento do imposto referente a 2022. Porém, a prefeitura afirmou que pretende estender o sistema a outros tributos municipais, como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).
Além do Pix, hoje o cidadão pode optar pelo pagamento via documento de arrecadação municipal (DAM) ou cartão de crédito ou débito.
O prazo para pagamento à vista do imposto terminou no dia 10 de fevereiro. O IPTU de 2022 pode ser parcelado em até dez vezes.