NOTÍCIAS


Jovem de 18 anos tira CNH e realiza sonho de dirigir fusca que comprou com 10 anos de idade no Paraná | Oeste e Sudoeste


Foram oito anos até o jovem Thiago Morales Bercesentar, 18 anos, morador de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, poder sentar no banco de motorista e assumir a direção do fusca que ele comprou com 10 anos de idade. Veja vídeo acima.

O g1 contou a história dele em 2014 quando Thiago, após guardar todas as economias durante três anos, conseguiu realizar o sonho de comprar o primeiro carro – um fusca ano 1976, que custou R$ 2,5 mil. Relembre a história mais abaixo nesta reportagem.

  • Menino de 10 anos guarda dinheiro e consegue comprar o primeiro carro

Para tirar o fusca da garagem e poder dirigir pelas ruas, Thiago juntou dinheiro dos dez anos até completar a maior idade para poder pagar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Jovem de 18 anos tira CNH e realiza sonho de dirigir fusca que comprou com 10 anos de idade  — Foto: Reprodução RPC

Jovem de 18 anos tira CNH e realiza sonho de dirigir fusca que comprou com 10 anos de idade — Foto: Reprodução RPC

‘’O pai já tinha explicado que a gente só pode dirigir depois dos 18 anos com a carteira de habilitação e aí foram oito anos esperando para poder dar a primeira volta com o fusca. Então eu vim economizando durante esses oito anos, consegui pagar minha carteira e agora estou habilitado”, contou o jovem.

O jovem conta que recebeu várias propostas para vender o carro e que chegaram a oferecer R$ 20 mil. Mas a resposta sempre foi não, isso porque ele queria mesmo é ter a experiência de rodar com o fusca pelas ruas.

Jovem de 18 anos tira CNH e realiza sonho de dirigir fusca que comprou com 10 anos de idade — Foto: Reprodução RPC

Jovem de 18 anos tira CNH e realiza sonho de dirigir fusca que comprou com 10 anos de idade — Foto: Reprodução RPC

E a expectativa é que dentro dele, Thiago possa trilhar novos caminhos. O jovem agora está economizando para poder viajar com o fusca.

“Eu tenho planos com ele. Agora eu estou economizando de novo, porque eu tive que gastar um pouquinho com ele. Meu sonho é personalizar ele, deixar mais bonito do que já é hoje e poder fazer uma viagem com ele, fazer historia com ele. Eu quero ir pra praia com o fusca’’, afirmou animado o jovem.

O segredo para poder realizar o sonho de comprar o fusca, pagar a CNH e estar economizando para a viagem, foi a educação financeira, segundo Thiago. Desde os dez anos ele tem realizado palestras sobre o assunto e defende que temática deveria ser tratado na escola.

“Educação financeira tem que ser aplicada na escola para a gente crescer e nos tornar adultos conscientes em saber economizar, saber trabalhar com o dinheiro.

O jovem agora está terminando o curso de técnico em administração, mas já está pensando na faculdade de economia. Na nova fase que está por vir, a família segue apoiando Thiago.

“Eu digo que vale a pena ensinar a educação financeira. Que eu acredito que filho a gente da amor, mas tem que ensinar ele conseguir os bens dele com o próprio esforço’’, afirmou a mãe de Thiago, Andreia Cristina Morales

“Eu costumo dizer uma frase nas minhas palestras: nunca deixe que digam que você não é capaz. Você é capaz de tudo. Só depende de você’’, afirmou Thiago.

Agora Thiago vai guardar dinheiro para melhorar o carro — Foto: Kelly Cristina/ Potal Assis

Agora Thiago vai guardar dinheiro para melhorar o carro — Foto: Kelly Cristina/ Potal Assis

Primeiro carro aos 10 anos

Em 2014 o g1 contou a história do Thiago, que após três anos de economia comprou o fusca. O pai de Thiago, Valdir de Souza Berce relembra o caminho até o jovem poder realizar o sonho.

‘’Ele falava: pai tem moedinha na carteira? Eu olhava, tem. Então da pra mim? Dava. De repente eu chegava com moeda no bolso, colocava em cima da mesa. Pai, pode guardar no cofrinho? Pode’’, explicou.

Em 2014 Thiago afirmou em entrevista ao g1 que o pai comprou o primeiro carro, também um fusca, aos 13 anos de idade e que isso foi mais um incentivo para ele também conquistar o primeiro carro.

“Quando o meu pai tinha 13 anos comprou o primeiro Fusca dele. E eu sempre gostei de Fusca e falava para ele que também queria o meu, então ele falou assim: ‘Se você juntar dinheiro, você vai conseguir comprar’. E eu comecei a poupar desde os meus sete anos”, explicou na época o garoto.

O pai, que é empresário na cidade afirmou que sempre incentivou o filho a economizar. “A gente sempre ensinou ele e a irmã que a gente só tem as coisas quando trabalha e guarda dinheiro. Faz parte da educação deles”, afirmou ele.

VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR



Fonte: G1


07/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107