NOTÍCIAS


Jovem frequenta biblioteca por seis anos e diz que teve vida transformada pela leitura, em Paranavaí | Norte e Noroeste


Maria Luiza de Souza Pereira frequentou por seis anos, diariamente, a biblioteca do bairro dela, em Paranavaí, no noroeste do Paraná. Agora, a jovem olha para o passado e afirma que a intimidade com as prateleiras, o amor pelos livros e a fé no conhecimento mudaram a vida dela.

“A biblioteca sempre foi um espaço de transformação, principalmente por causa da leitura, e acabou me ajudando, porque eu não era acostumada a ler. Eu não tinha muito essa proximidade com os livros, até porque livros são caros para quem não tem condição financeira. Mas em um bairro grande como esse, facilita para as pessoas que moram na Vila Operária”, contou.

Maria Luiza frequenta a biblioteca por seis anos, em Paranavaí — Foto: Wilson Del Passo/RPC

Maria Luiza frequenta a biblioteca por seis anos, em Paranavaí — Foto: Wilson Del Passo/RPC

Já adulta, a jovem decidiu cursar a graduação de História na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Mesmo assim, não deixou o lugar preferido dela e continua indo à biblioteca.

Entretanto, agora, além de leitora, se dedica ao espaço como estagiária.

“Hoje estou aqui, novamente, neste lugar, com o qual vou trabalhar e mantenho todos os dias aqui com o maior carinho”, disse Maria Luiza.
  • Mais de 50% dos estudantes chegam ao 3º ano do ensino fundamental sem ter habilidades básicas de leitura

Apesar da Biblioteca Cidadã ficar na Vila Operária, ela é aberta à toda população da cidade. O prédio conta com aproximadamente 3,8 mil livros, das mais diversas áreas do conhecimento, para crianças, jovens e adultos.

Segundo a prefeitura, que administra o espaço, em média, o local recebe 50 visitações por mês.

“Atualmente, a biblioteca oferta as atividades de empréstimo de livros. Também desenvolve atividades de contação de histórias, espaço aberto para estudar e computadores para pesquisa escolar”, explicou a bibliotecária, Ana Paula Lenhardt Alves.
Painel da Biblioteca Cidadã de Paranavaí foi feito por Roberto Persil — Foto: Wilson del Passo/RPC

Painel da Biblioteca Cidadã de Paranavaí foi feito por Roberto Persil — Foto: Wilson del Passo/RPC

Segundo a Maria Luiza, ela aproveitou muito do espaço para aprendizados em diferentes áreas.

“Me incentivou a ler, a participar dos cursos que tinha aqui, como aula de violão, percussão, xadrez. Me incentivou muito na leitura, onde tive muitos conhecimentos gerais, nas minhas tarefas, nos meus trabalhos da escola.”

Para o segundo semestre de 2020, a Biblioteca Cidadã deve retomar alguns projetos que foram paralisados por conta da pandemia.

O município está comprando mais 400 livros para aumentar o acervo, e a comunidade também pode ajudar com doações de obras de literatura e conhecimentos gerais.

A biblioteca fica na Rua Washington Picorelli, sem número, na Praça Thaísa Romero Dias, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná



Fonte: G1


14/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA