NOTÍCIAS


Levantamento Rápido de Índices sobre infestação do Aedes aegypti começa na segunda-feira (4) em Cascavel | Oeste e Sudoeste


O levantamento sobre infestação do Aedes aegypti em Cascavel, no oeste do Paraná, começa na segunda-feira (4), de acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental do município.

Os gentes do chamado Levantamento de Índice Rápido e Amostral (LIRAa), irão vistoriar 4.739 imóveis no período.

No ciclo realizado em março de 2022, 5,3% dos imóveis apresentaram focos do mosquito Aedes aegypti. Alguns locais, segundo a vigilância, ficaram com índice de 10,2% de infestação pelo mosquito da dengue. O padrão considerado ideal pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

  • Cascavel tem alto risco de infestação de dengue, aponta levantamento

Conforme a vigilância, os quarteirões sorteados estão distribuídos em todos os bairros do município.

Até o dia 25 de junho, foram contabilizados 9.607 casos positivos de dengue em Cascavel e 11 mortes em decorrência da doença no atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2021.

  • Com 5.528 novos casos confirmados de dengue, Paraná chega a 110.120 diagnósticos

Técnica para levantamento

Para o levantamento, segundo a vigilância, é realizada a técnica de pesquisa larvária. Neste formato, são coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada casa.

Desta forma, além de quantificar as amostras também é possível identificar o tipo de criadouro, demonstrando a prevalência de criadouros em cada local.

Os imóveis que foram visitados recentemente serão inspecionados novamente, conforme a pasta.

A Secretaria de Saúde pede colaboração da população para receber os agentes de endemias nas residências para a realização do levantamento.

VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR



Fonte: G1


03/07/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107