NOTÍCIAS


Mais de 360 casos de trabalho infantil foram identificados em Curitiba em quatro meses de 2022, aponta levantamento | Paraná


Mais de 360 casos de trabalho infantil foram identificados em Curitiba nos primeiros quatro meses de 2022, conforme levantamento da prefeitura, que a RPC obteve com exclusividade.

O número representa média de três casos por dia de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na capital.

“Trabalho infantil é crime. Pela complexidade dos casos, nós temos diversas ações principalmente pela prefeitura e a FAS, entre elas aplicativo de denúncia, equipes exclusivas de abordagem social, que atuam principalmente no anel central de Curitiba. (…) Nós temos equipes de abordagem social em todas as regionais, são cinco equipes, duas de manhã, duas a tarde e uma em horário intermediário”, afirmou Tatiana Possa, diretora de Proteção Social Especial da FAS.

Mais de 360 casos de trabalho infantil foram identificados em Curitiba em quatro meses de 2022 — Foto: Reprodução/RPC

Mais de 360 casos de trabalho infantil foram identificados em Curitiba em quatro meses de 2022 — Foto: Reprodução/RPC

A prefeitura informou que o levantamento é feito com base no trabalho da Fundação de Ação Social (FAS).

“Nós temos equipes especializadas exclusivas para criança e adolescente. Ao abordar, criamos um vínculo com a criança, com a família, e cada situação, cada especificidade dessa abordagem, nós acionamos a nossa rede de proteção, o Conselho Tutelar, e em casos mais graves o Ministério Público. Temos uma rede de atendimento em Curitiba: Cras, Creas, enfim, tudo para que essa família saia dessa situação. No caso da criança sozinha, imediatamente acionamos o Conselho Tutelar para que essa criança possa ser acolhida”, diz Tatiana.

De janeiro a dezembro do ano passado, 2.023 casos foram identificadas como situações de trabalho infantil, uma média de cinco por dia.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2021, foram mais de 140 casos notificados em todo o Paraná.

Denúncias podem ser feitas pela central 156 da Prefeitura de Curitiba e pelo Disque 100.



Fonte: G1


21/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO