MENU

No Paraná, a cidade de Marialva, no norte do estado, se destaca na produção de uvas. A atividade garante renda para mais de quinhentas famílias do município.
Essas famílias colhem quase dezessete mil toneladas por ano, e transformaram Marialva na capital das uvas finas do Paraná.
Emília Rufato faz parte de uma das famílias que mantêm a tradição do cultivo. Junto com o marido, Rufato colhe vinte mil quilos de uvas por ano.
De acordo com a produtora a safra principal acabou no fim de dezembro, mas para o consumo em casa, tem uva o ano inteiro.
“Não falta. A uva a gente tem sempre. Quando não está na época, a gente congela”, afirma Emília.
A Emília faz parte de uma grande família, de nove irmãos. A matriarca da família é a dona Antonia, que tem 98 anos de idade. Por conta de Antonia, a família enorme que hoje tem mais de oitenta pessoas, reúne-se todos os fins de semana para almoçar, para jantar e para apreciar uma sobremesa de uvas que é tradição.
Aprenda a fazer a sobremesa da família Rufato.
No Paraná, a cidade de Marialva, no norte do estado, se destaca na produção de uvas. — Foto: Reprodução/ TV TEM
Cozinhe a uva com um pouco de água e depois peneire com uma peneira de plástico. Não use peneira de aço para não oxidar. Outra alternativa é comprar o suco pronto de uva integral.
Leve ao fogo o suco, o açúcar e as uvas. A opção pelo tipo Vitória da fruta é porque ela não possui sementes e tem uma casca mais fina que irá desmanchar um pouco com o cozimento. Mexa com cuidado e deixe engrossar por cerca de vinte minutos.
É importante não deixar que a uva se desfaça por completo. Reserve para esfriar e depois leve à geladeira. Isso fará com que o preparo encorpe ainda mais um pouco.
Dica: sirva com sorvete, manjar, cheesecake ou pudim.