NOTÍCIAS


Marialva é considerada capital das uvas finas no Paraná; aprenda a preparar doce com a fruta


No Paraná, a cidade de Marialva, no norte do estado, se destaca na produção de uvas. A atividade garante renda para mais de quinhentas famílias do município.

Essas famílias colhem quase dezessete mil toneladas por ano, e transformaram Marialva na capital das uvas finas do Paraná.

Emília Rufato faz parte de uma das famílias que mantêm a tradição do cultivo. Junto com o marido, Rufato colhe vinte mil quilos de uvas por ano.

De acordo com a produtora a safra principal acabou no fim de dezembro, mas para o consumo em casa, tem uva o ano inteiro.

“Não falta. A uva a gente tem sempre. Quando não está na época, a gente congela”, afirma Emília.

A Emília faz parte de uma grande família, de nove irmãos. A matriarca da família é a dona Antonia, que tem 98 anos de idade. Por conta de Antonia, a família enorme que hoje tem mais de oitenta pessoas, reúne-se todos os fins de semana para almoçar, para jantar e para apreciar uma sobremesa de uvas que é tradição.

Aprenda a fazer a sobremesa da família Rufato.

No Paraná, a cidade de Marialva, no norte do estado, se destaca na produção de uvas.  — Foto: Reprodução/ TV TEM

No Paraná, a cidade de Marialva, no norte do estado, se destaca na produção de uvas. — Foto: Reprodução/ TV TEM

  • 500g de uvas vitórias sem sementes
  • 500g de açúcar
  • 750 ml de suco de uva

Cozinhe a uva com um pouco de água e depois peneire com uma peneira de plástico. Não use peneira de aço para não oxidar. Outra alternativa é comprar o suco pronto de uva integral.

Leve ao fogo o suco, o açúcar e as uvas. A opção pelo tipo Vitória da fruta é porque ela não possui sementes e tem uma casca mais fina que irá desmanchar um pouco com o cozimento. Mexa com cuidado e deixe engrossar por cerca de vinte minutos.

É importante não deixar que a uva se desfaça por completo. Reserve para esfriar e depois leve à geladeira. Isso fará com que o preparo encorpe ainda mais um pouco.

Dica: sirva com sorvete, manjar, cheesecake ou pudim.

Receitas Paranaenses: aprenda a preparar pratos do Caminhos do Campo



Fonte: G1


16/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM