NOTÍCIAS


Ministério Público pede interdição ou suspensão dos atendimentos de hospital de Umuarama


O Ministério Público do Paraná (MP-PR) solicitou que a Prefeitura de Umuarama, no noroeste do Paraná, e que a Secretaria de Estado da Saúde interditem ou suspendam os atendimentos em um dos principais hospitais da cidade.

Segundo a promotoria, o Hospital Nossa Senhora Aparecida está há mais de seis meses em condições de funcionamento precárias.

O MP-PR determinou que a Prefeitura de Umuarama apresentasse um plano para resolver o problema, em 48 horas. O prazo termina nesta sexta-feira (20).

Conforme o Ministério Público, uma inspeção feita pela Vigilância Sanitária, em março, constatou que a esterilização dos instrumentos hospitalares não estava sendo feita de forma correta, por causa de um defeito no equipamento que faz o serviço.

Além disso, o MP informou que o hospital precisou cancelar cirurgias eletivas por falta de insumos.

Na quinta-feira (19), o Hospital Nossa Senhora Aparecida tinha oito pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva, além de outros 45 na enfermaria.

Atualmente, os hospitais de Umuarama estão enfrentando sobrecarga nos atendimentos, por causa do aumento de casos de síndromes respiratórias e de dengue.

O Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama — Foto: Silvio Alves/RPC

O Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama — Foto: Silvio Alves/RPC

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está estudando uma forma de atender às recomendações do MP-PR.

A 12ª Regional de Saúde afirmou que o estado adotará as medidas necessárias para realocar os pacientes para outras unidades, em uma eventual interdição.

A RPC entrou em contato com o Hospital Nossa Senhora Aparecida e aguarda retorno.



Fonte: G1


20/05/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107