MENU

À frente da coordenação do MishMash desde 2015, Rafael Barreiros, também conhecido como Palhaço Alípio, sempre buscou valorizar os artistas locais. É a partir dessas escolhas, e das inúmeras pesquisas em outros festivais, que ele monta o setlist dos espetáculos.
“Nossa responsabilidade aumenta a cada ano, pois as pessoas sempre esperam algo diferente”, conta Barreiros, que elogia a equipe que se apresenta anualmente. “O Mr Lauro e o Ricardo Thomé, que estão comigo desde o início, trabalham para trazer um espetáculo diferente a cada ano”, completa.
O MishMash foi incorporado ao Festival de Curitiba em 2008 e é, nas palavras de Barreiros, uma grande miscelânea. São diversos números de malabarismo, mágica, mímicas, circo, palhaçaria, música, entre outros. Para essa edição, que acontece nos dias 8 e 10 de abril, serão 40 artistas no palco.
>> Acesse aqui a programação completa do festival
Rafael Barreiros destaca que também tiveram que se reinventar, mas que isso é algo comum pata ps artistas. O mais desafiador, fala, foi a falta da plateia.
“No primeiro momento tentamos colocar o que fazíamos ao vivo no online, depois fizemos lives. E, mais para frente, criamos uma Copa de Improvisação pela internet”, conta.
A estratégia ajudou os artistas a conhecer pessoas e ainda virou case de sucesso.
Não bastasse o isolamento social e as preocupações causadas pela pandemia, Barreiros enfrentou um câncer exatamente neste período. Ele conta que deu tudo certo porque recebeu apoio da equipe e amigos, além de manter a cabeça ativa.
“Eu consumi muita arte neste período. Assisti a shows, ouvi música. Posso dizer, com certeza, que a arte salva”, afirma Barreiros. Desde 2005 ele trabalha para ajudar pessoas com leucemia com o espetáculo “Procura-se uma estrela”.
É um incentivo para ter mais doadores de medula óssea. Vivenciei pessoalmente uma situação com a qual eu já trabalhava há anos. Posso dizer que foi o ano mais desafiador da minha vida”, conta Barreiros.
Ricardo Thomé, Mr. Lauro e Palhaço Alípio celebram a volta dos grandes espetáculos — Foto: Annelize Tozetto
Uma mostra de variedades artísticas e performáticas para divertir famílias inteiras. Entre as participações confirmadas estão o ilusionista Willian Seven, o equilibrista Fábio Salgueiro, e, também, manobras de bike aérea com Marina Prado.
As apresentações de 120 minutos serão na Live Curitiba (Rua Itajubá, 143 – Novo Mundo).
Apesar de a equipe já ter voltado a fazer apresentações, mas nada que se compare a proporção de um MishMash, conta Mr Lauro. “Depois de tudo que a gente passou, voltar a nos apresentar para um público de mais de 1.200 pessoas, é incrível”, finaliza o artista.