MENU

Moradores de Curitiba e região metropolitana têm enfrentado dificuldades para conseguir realizar agendamento para fazer o documento de identidade (RG). O processo é feito pela internet, mas as senhas acabam em poucos minutos.
Há um mês, Amanda Feijó tenta fazer a identidade do filho Matteo, que está com três meses.
“Sempre que você seleciona Curitiba não existem datas. A gente utiliza o navegador que eles recomendam, entramos em vários horários do dia e nunca tem vagas. Na região metropolitana também não tem opção”, disse ela.
Nesta terça-feira (15), ela tentou atendimento na Rua da Cidadania do Boa Vista, que fica perto da casa dela. Pela lei, ela não precisaria agendar antes por ter tido filho recentemente e ter criança de colo. Mesmo assim, ela não conseguiu.
“Chegando lá a gente recebeu a triste informação de que eles só fazem quatro agendamentos por dia, que eles começam a atender às 10h, mas que o pessoal chega às 7h30 para tentar esses quatro agendamentos”, comentou Amanda.
Há um mês, Amanda Feijó tenta fazer a identidade do filho Matteo, que está com três meses — Foto: Reprodução/RPC
Em janeiro, o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, garantiu em entrevista à RPC que o problema das filas ia ser resolvido.
“Eu posso afirmar ao paranaense que o problema do agendamento está cessando. De forma otimista, nós pretendemos iniciar fevereiro sem qualquer problema para o agendamento”, pontuou Michelotto à época.
Contudo, a dificuldade para agendar a emissão do RG continua.
Por meio de nota, a Polícia Civil disse que houve aumento de vagas para agendamento e que o atendimento presencial está sendo priorizado.
Além disso, afirmou que foi aberto agendamento aos sábados, mas que 30% das pessoas que estavam com horário marcado para as vagas extras não compareceram.
A Polícia Civil informou, ainda, que o novo procedimento para 2ª via pode ser feito online, sem necessidade de agendamento. Ele permite atualização de dados como assinatura, filiação, nome e fotografia, pela internet.
Conforme a nota, em Curitiba, uma força-tarefa no posto de identificação central está atendendo quem tem urgência para tirar o RG, para proposta de trabalho e matrícula escolar, por exemplo.
Nesses casos, não é preciso agendar e o atendimento é por ordem de chegada, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Nas cidades da região metropolitana, a emissão do documento é feita em parceria com as prefeituras, que definem o número de vagas. Porém, a orientação é para que casos de urgência sejam feitos sem agendamento.
Sobre o caso da Amanda Feijó, a Polícia Civil informou que o Instituto de Identificação do Paraná entrou em contato com ela e agendou o atendimento para quarta-feira (16).
Moradores de Curitiba e região metropolitana enfrentam dificuldade para conseguir agendar emissão de RG — Foto: Polícia Civil/Divulgação