NOTÍCIAS


Moradores de Guarapuava reclamam de atraso em coleta de lixo: 'Cansado de reclamar na prefeitura'


Moradores de algumas regiões de Guarapuava, na região central do Paraná, reclamam do atraso na coleta de lixo e, com isso, acúmulo de resíduos em calçadas e cestos. Segundo o morador Avelino Pasqual, da Vila Carli, ele já tentou inúmeras vezes resolver a situação junto à prefeitura.

“Faz vários meses que venho reclamando na ouvidoria da prefeitura. Ligo lá na Surg [Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava] e no pessoal da coleta de lixo também, eles falam que estão resolvendo, estão resolvendo, mas a coleta não é feita […] Eu estou cansado de reclamar na prefeitura”, desabafou.

Em alguns locais da cidade, a coleta chega a atrasar uma semana, segundo moradores. Para Avelino, a indignação é ainda maior uma vez que a população faz o pagamento da taxa de lixo.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização (Sindiurbano), os atrasos ocorrem por conta do contingente reduzido de funcionários da Surg. São 20 coletores atualmente, mas, segundo a entidade, seriam necessários 48.

Ainda conforme o Sindiurbano, por conta da sobrecarga de trabalho, os trabalhadores pararam de fazer horas extras em fevereiro.

Procurada, a Prefeitura de Guarapuava informou que precisou fazer uma alteração temporária na coleta durante o período noturno, por conta das horas extras, mas quem adaptação foi feita.

Com isso, conforme a administração municipal, a coleta será normalizada às segundas, quartas e sextas. A prefeitura também afirmou que vai contratar mais 12 funcionários via concurso público, o que deve resolver o problema.

Questionada sobre o começo das atividades dos novos profissionais, a informação é que os aprovados em exames médicos admissionais vão se apresentar em 28 de março.

Veja os vídeos mais vistos do g1 PR:



Fonte: G1


17/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
TERRITÓRIO 107