MENU

Moradores de Cianorte, no noroeste do Paraná, se reuniram e resolveram plantar árvores no canteiro de uma avenida da cidade, por conta própria. Entretanto, a prefeitura retirou as mudas e afirmou que as árvores foram colocadas sem autorização.
Ao todo, 45 mudas de árvores de Ipê foram plantadas no canteiro da Avenida Paraíba. A professora Aida Franco Lima, que mora na região, disse que a via tinha outras árvores, que foram cortadas.
“A sensação térmica ficou muito forte, muito calor. A gente imaginou que, com as árvores plantadas, devolveria um pouco desse bem-estar que tinha antes”, disse.
Mudas de Ipê foram plantadas na Avenida Paraíba — Foto: Roberto Porto/RPC
A avenida é uma das principais entradas de Cianorte e passou por revitalização. Os serviços começaram em setembro de 2020 com a poda e retirada de 62 árvores.
As obras foram concluídas em 2021, e a avenida ganhou 95 palmeiras imperiais, mas muitas morreram.
“A gente plantou perto dessas palmeiras que naturalmente seriam retiradas e que teriam espaço vago. Depois, a gente percebeu que poderia intercalar espaços vagos entre as palmeiras e os postes”, afirmou a professora.
Mudas foram retiradas pela prefeitura — Foto: Roberto Porto/RPC
O grupo não pediu autorização para a prefeitura para fazer o plantio. Com isso, o município notificou a professora e um outro morador a retirarem as árvores em um prazo de cinco dias.
A prefeitura afirmou que o plantio de árvores segue um rigor técnico, mediante formalização de parceria e apresentação de projeto.
O município explicou ainda que o espaçamento do canteiro central é incompatível com o porte da espécie utilizada, o que acarretaria em danos futuros ao calçamento e ciclovia que existem no local.