NOTÍCIAS


Morre aos 66 anos Geraldo Magela Cardoso, escritor e produtor cultural


Morreu no início da tarde desta terça-feira (29) em Curitiba o escritor e produtor cultural, Geraldo Magela Cardoso, aos 66 anos. De acordo com familiares, a morte foi causada por um infarto.

Atualmente, Magela coordenava a tradicional Feira do Poeta, no Largo da Ordem. O espaço, que funciona de terça-feira a domingo na capital paranaense, recebe escritores e poetas e realiza diversas atividades culturais, como performances, lançamentos de livros e encontros literários.

  • Artista gráfico paranaense Elifas Andreato morre em SP aos 76 anos

A Fundação Cultural de Curitiba informou que manterá o local fechado nesta terça-feira (29) em memória a ele, que atuava na instituição desde 1991.

De acordo com a fundação, durante os 30 anos de atuação na entidade, Magela trabalhou como mediador de leitura nas bibliotecas cidade, passou pelo Teatro Novelas Curitibanas e Teatro Universitário de Curitiba (TUC) onde foi idealizador do projeto CuTUCando a Inspiração.

Magela também publicou livros. Entre os principais títulos estão ‘Bendita Boca Maldita’, ‘Os Calombos dos Quilombos’, ‘Se Metamorfose’, ‘Poesygynyka’, ‘O Homem é Produto do e-mail’, ‘O Rebu do Urubu’ e o ‘Legado do Leão’.

A Secretaria de Cultura do Paraná lamentou a morte de Magela e destacou a dedicação dele a projetos culturais em Curitiba, como o Varal da poesia, em 1983, Domingo na Feira, projeto de incentivo a pratica da leitura de 2008, e o projeto Leitura no Banheiro Público e nas Praças Públicas, de 2011.

Entre outras honrarias recebidas por Magela está a Medalha Mérito Cultural do Projeto Poetizar o Mundo, que reconhece os poetas e escritores paranaenses de maior destaque.

O corpo esta sendo velado na capela 2 do cemitério municipal São Francisco de Paula em Curitiba.



Fonte: G1


29/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107