NOTÍCIAS


Mostra de dança reúne artistas com e sem deficiência em apresentações no Paraná


A 4ª edição do Encontro Para-Dançar, que reúne grupos mistos de artistas com e sem deficiência, ocorre de 9 a 13 de março em Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá. As apresentações serão feitas em teatros, espaços culturais, praças e pontos turísticos das cidades.

A mostra terá 27 artistas nas mostras de dança contemporânea refletindo a diversidade de corpos e expressões representando singularidades.

A coordenadora do Encontro Para-Dançar, Simone Bönisch, destaca ser um momento muito importante para a dança, de quebra de paradigmas.

“Bailarinos com corpos que, muitas vezes, não reproduzem os modelos pré-estabelecidos e recorrentes no imaginário popular, e que, nas suas singularidades, trazem referências de estudo para a construção da linguagem artística corporal”, afirma.

O produtor da mostra, Jorge Schneider, destaca que o evento é o único a integrar a apresentação de grupos profissionais e amadores, além de aproximar pessoas com e sem deficiência.

Entre os grupos participantes de edição estão:

  • Companhia Gira Dança — Natal (RN)
  • Movidos Dança — Natal (RN)
  • Marcos Abranches Cia. — São Paulo (SP)
  • Giovanni Venturini — São Paulo (SP)
  • Nó movimento em rede — Curitiba (PR)
  • Grupo de Dança Sem Limites — Ponta Grossa (PR)
  • Grupo Corpo em Movimento — Niterói (RJ).

Além das apresentações de grupo, a mostra também traz uma série de eventos paralelos tratando a diversidade de corpos e expressões, como a estreia nacional da vídeo-narrativa dançada “Firmamento”, do coletivo Nó movimento em rede, no dia 12 às 11h no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa, e no dia 13, às 14h no Cine Passeio, em Curitiba.

Entre os participantes estão nomes importantes da dança contemporânea, como o bailarino alemão Roland Walter. O artista teve paralisia cerebral no nascimento e estreia no Encontro o seu novo trabalho, a performance “Hi, it is me”.

A performance aborda experiências e episódios da vida do artista, com composição musical própria, reflexão, e muito humor.

Entre os participantes estão nomes importantes da dança contemporânea, como o bailarino alemão Roland Walter — Foto: Divulgação

Entre os participantes estão nomes importantes da dança contemporânea, como o bailarino alemão Roland Walter — Foto: Divulgação



Fonte: G1


03/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
A VOZ DO BRASIL