NOTÍCIAS


Mostra Festival na Rua ocupa espaços públicos com arte gratuita | Festival de Teatro de Curitiba


Com 60 companhias e 130 apresentações, a Mostra Festival na Rua transformará os espaços públicos e mudará a rotina da capital paranaense, levando a arte para vários pontos da cidade. A programação é totalmente gratuita.

“O Festival na Rua busca a democratização da cultura, pois não há cobrança de ingressos e acomodamos maior número de pessoas de maneira acessível a todas as classes sociais”, explica a coordenadora da Mostra, Carol Scabora.

  • Veja a programação completa do festival

Com o objetivo de estimular a economia criativa na região, por meio da contratação de artistas e fornecedores do município, o Festival na Rua terá a participação de companhias locais.

O evento envolverá mais de 400 artistas e conta com cerca de 50 pessoas na organização. Um grande incentivo à cultura e à valorização dos profissionais ligados ao setor.

A realização de tudo isso envolveu a montagem de uma grande estrutura pelo Festival. Cada espaço tem um produtor – responsável por manter a programação e o cumprimento dos horários -, e equipe técnica com assistente, maquinista, técnico de luz e técnico de som, além da equipe de logística e seguranças.

A peça “Tintino, o espetáculo continua...” estará em cartaz nos dias 8 e 9 de abril, nas Ruínas São Francisco — Foto: Divulgação

A peça “Tintino, o espetáculo continua…” estará em cartaz nos dias 8 e 9 de abril, nas Ruínas São Francisco — Foto: Divulgação

A produtora Iara Elliz destaca a importância do evento no fomento à cultura.

“O conceito é ser democrático e buscamos dar espaço ao maior número de companhias possível. O festival abriga companhias profissionais com mais de 10 anos atuando, bem como grupos mais novos”, diz Iara.

Os espetáculos acontecem de 1° a 9 de abril, em 11 espaços diferentes. São eles: Ruínas São Francisco, Praça Santos Andrade, Centro Cultural do Boqueirão e Praça Rui Barbosa.

A programação ainda conta com outros seis espaços preparados para receber apresentações: Calçadão e Parque de São José dos Pinhais, Praça da Bíblia – em Araucária -, Largo da Ordem, Centro Pop Plinio Tourinho, Parque Barigui e Boca Maldita.

Atrações do Festival na Rua

Entre os espetáculos do Festival na Rua há peças e artistas vencedores dos principais prêmios do teatro e destaques da cultura nacional. É o caso do espetáculo de estreia “Roberta, uma Ópera Rock”, que tem na direção artística Nena Inoue, vencedora do Prêmio Shell, e composição e direção musical do maestro Alessandro Sangiorgi.

A estreia está marcada para o dia 1° de abril, às 19h30, na Praça Santos Andrade.

Outra peça premiada presente na Mostra Festival de Rua é “Hi, Breasil!”, ganhadora do Gralha Azul, que estreia no dia 2 de abril, às 17h, na Boca Maldita e terá outras duas apresentações: dia 3, na Praça Santos Andrade, às 14h30; e dia 9, no Parque Barigui, às 18h.

A programação contempla ainda companhias já tradicionais do Festival de Curitiba. É o caso da Cia. Máscaras de Teatro, comandada pelo ator e dramaturgo João Luiz Fiani. O grupo participa do Festival de Curitiba desde 1998.

De acordo com Fiani o teatro na rua é a essência mais pura das artes cênicas.

“Ao levar o teatro para rua, o Festival de Curitiba está elevando o nível a um momento único, de aproximação popular. É uma energia verdadeira e sincera. Um renascimento para celebrar o momento de retorno à normalidade. Celebrar o teatro e a vida”, reforça Fiani.

Quem também é presença frequente no Festival de Curitiba é o Teatro Rodrigo D’Oliveira, que este ano levará a peça “Tintino, o espetáculo continua…” nos dias 8 e 9 de abril, nas Ruínas São Francisco.

“O Festival de Teatro de Curitiba sempre foi o pontapé inicial das temporadas do ano nos teatros de Curitiba. E agora pode ser também o ponta pé inicial da retomada do teatro presencial”, afirma o diretor do teatro, Rodrigo D’Oliveira.

Para estimular a economia criativa na região, Festival terá a participação de companhias locais — Foto: Divulgação

Para estimular a economia criativa na região, Festival terá a participação de companhias locais — Foto: Divulgação

Lista dos Espaços com endereço:

  • Largo da Ordem (Rua Cel. Enéas, S/N – São Francisco)
  • Praça Rui Barbosa (Rua André de Barros, S/N – Centro)
  • Praça Santos Andrade (Travessa Alfredo Bufren, S/N – Centro)
  • Centro Cultural de Boqueirão (Rua José Guercheski, 281)
  • Calçadão de São José dos Pinhais (Rua XV de Novembro – Centro)
  • Centro Pop Plínio Tourinho (Rua Engenheiro Rebouças, 845 – Jardim Botânico)
  • Praça da Bíblia (Rua Nossa Senhora dos Remédios – Fazenda Velha, Araucária
  • Praça General Osório (Rua Voluntários da Pátria, S/N – Centro)
  • Praça João Candido (Rua Jaime Reis, S/N – Centro)

Veja os vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


18/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
NATIVO E SERTANEJO