NOTÍCIAS


Motoristas aguardam cerca de duas horas para acessar o ferry-boat de Guaratuba | Paraná


Motoristas que tentaram acessar o ferry-boat de Guaratuba, no litoral do Paraná, neste sábado (9), enfrentaram uma fila de espera de cerca de duas horas.

À RPC alguns turistas afirmaram que chegaram a aguardar até quatro horas para conseguir fazer a travessia entre Matinhos e Guaratuba.

  • Ponte de Guaratuba deve ter parte estaiada e 1,2 km de extensão; veja como fica a obra, segundo edital

O dia ensolarado e de calor, além de festividades em Guaratuba, fizeram com que diversos turistas fossem até o litoral do Paraná neste fim de semana.

A empresa que executa o serviço do ferry-boat disse que houve o registro de alto movimento de veículos e afirmou que as questões estruturais para a travessia estão funcionando normalmente.

Atualmente, três embarcações fazem o serviço do ferry-boat, em Guaratuba.

Fila foi registrada para acessar o ferry-boat — Foto: Viviane Gumz

Fila foi registrada para acessar o ferry-boat — Foto: Viviane Gumz

Nos últimos meses, longas filas de espera e transtornos têm marcado a travessia de ferry-boat no litoral do Paraná. Uma solução para resolver o problema seria a construção de uma ponte entre Guaratuba e Matinhos.

No começo do mês, o Governo do Paraná lançou um edital de licitação para o projeto e construção da ponte.

O traçado escolhido para a ponte é próximo da área onde, atualmente, é feita a travessia por ferry-boat, única alternativa de ligação direta entre os dois municípios.

O edital da ponte prevê pista dupla nos dois sentidos da estrutura, ciclovia e calçada para pedestres. Uma parte com 320 metros será estaiada para permitir navegação na baía.

Pelo projeto, haverá ainda um retorno por baixo da ponte para facilitar o acesso à estrada de Cabaraquara. A chegada em Guaratuba será feita pela praia de Caieiras, e a obra terá ainda um acesso ao Centro da cidade.

O governo não divulgou o valor, para que as empresas analisem o edital em detalhes. A expectativa é que a empreiteira vencedora conclua o projeto em seis meses, e em seguida já comece a obra.

Veja como deve ficar a obra da ponte de Guaratuba

Veja como deve ficar a obra da ponte de Guaratuba

O edital é considerado um importante passo para a construção de uma ponte que é esperada há mais de 30 anos. Desde 1989, o projeto é citado por diversos governos, já fez inclusive parte da constituição do estado, mas nunca saiu do papel.

O último adiamento da obra aconteceu em 2020, por questões ambientais.

A Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), suspendeu o edital com todas a etapas da obra – desde estudo de impacto ambiental até projeto executivo – que permite a contratação da empresa para começar as obras.

A alegação era ameaça às leis ambientais é possível desperdício de dinheiro publico. O estado lançou um novo edital para as primeiras fases, o que, segundo o governo, atrasou o processo em pelo menos um ano.

O contrato foi assinado em julho de 2021, mas o estudo de impacto ambiental só deve ficar pronto em setembro deste ano, pois é preciso analisar as questões do meio ambiente ao longo de todas as estações do ano.

Antes disso, em março, governo e MP-PR anunciaram que assinaram um protocolo de intenções para proibir caminhões e veículos pesados na futura ponte.



Fonte: G1


09/07/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
SUCESSOS DA TARDE