NOTÍCIAS


Motoristas aguardam mais de três horas para comprar bilhetes e fazer travessia no ferry-boat, de Matinhos para Guaratuba


O serviço de monitoramento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) registrou, neste sábado (26), que motoristas ficaram mais de três horas em fila para compra de bilhetes e travessia do ferry-boat, entre Matinhos e Guaratuba, no litoral.

No sentido contrário, não foi registrada fila. No último aviso publicado, próximo das 17h, a orientação do DER era para que motoristas buscassem horários alternativos para a travessia.

Na sexta-feira (25), o departamento tinha pedido para que os motoristas evitassem a utilização do serviço no carnaval e buscassem rotas alternativas por conta do momento de transição entre as empresas operadoras das balsas.

  • Relembre: Funcionário da BR-Travessias denuncia descaso e improvisos na administração dos ferry-boats

Pelo mesmo motivo, na quarta-feira (23), o departamento determinou que veículos pesados, como caminhões, não podem utilizar o serviço durante o carnaval. Veja abaixo que veículos podem fazer a travessia.

Segundo o DER, para motoristas que quiserem evitar o ferry, a alternativa é utilizar a BR-376 até o município catarinense de Garuva, e de lá seguir pela PR-412 até chegar em Guaratuba.

Até às 10h deste sábado, segundo o DER, não haviam filas para compra de bilhetes no trecho de travessia de Guaratuba para Matinhos.

O departamento informou, ainda, que três embarcações estão em operação, além de um conjunto de balsa e rebocador. Dois atracadouros estão ativos.

“O DER já observou melhorias no serviço atual, que está sendo realizado com três embarcações do tipo ferry-boat e um conjunto de balsa e rebocador, em apenas dois atracadouros. Com isso, a formação de filas tende a se manter, levando em conta o aumento de visitantes […] A empresa está realizando os reparos nos atracadouros interditados, que devem voltar a ser utilizados nas próximas semanas”.

Proibição para veículos pesados

Ferry-boat no litoral do Paraná — Foto: Reprodução/RPC

Ferry-boat no litoral do Paraná — Foto: Reprodução/RPC

Na última quarta-feira (23), o DER-PR definiu que veículos pesados não poderão utilizar o serviço durante o carnaval.

A medida começou a valer na sexta (25) e a restrição, segundo o DER, vai até as 14h do dia 2 de março.

Veículos leves que podem usar o serviço no carnaval:

  • Motos
  • Carros
  • Pick-ups
  • Veículos de emergência
  • Veículos oficiais
  • Ônibus de transporte coletivo intermunicipal (linhas metropolitanas)
“A medida se mostra necessária diante da situação emergencial pela qual vem passando o serviço nos últimos meses. A decisão se deve à expectativa do aumento de volume de tráfego no período de carnaval, bem como recomendações da Capitania dos Portos do Paraná e da atual operadora da travessia, contratada emergencialmente”, informou o departamento.

A decisão foi anunciada menos de duas semanas depois de a empresa Internacional Marítima assumir a concessão do ferry-boat, após a gestão de menos de um ano da BR Travessias.

A nova empresa, que assumiu em 10 de fevereiro, utiliza a mesma estrutura que era usada pela antiga concessionária.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


26/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA