NOTÍCIAS


MP-PR denuncia investigados por integrar facção do litoral do Paraná que articulava crimes em diversas regiões


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou 29 pessoas investigadas por fazerem parte de uma facção criminosa que coordenava crimes, do litoral do Paraná.

Segundo os promotores, os principais líderes do grupo atuavam em Paranaguá e outras cidades litorâneas. De lá, eles enviavam ordens para os crimes para outros investigados, presos e em liberdade.

O MP-PR denunciou o grupo por organização criminosa e lavagem de dinheiro. A investigação faz parte da Operação Alcântara, que apura crimes comandados pela suposta organização em diferentes regiões do estado.

A denúncia foi divulgada pelo Ministério Público na terça-feira (8).

No esquema, de acordo com os promotores, os suspeitos coordenavam o recebimento e a lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em contas bancárias de várias pessoas ligadas ao grupo.

Facção bancou protestos por melhorias nos presídios

O MP-PR identificou que o grupo investigado pagou custos de manifestações, no início de 2021, em que os participantes pediam melhoria das condições em presídios e cadeias, além de mudanças nas regras para visitas aos presos.

A facção bancou os custos de alimentação e transporte dos integrantes do ato, segundo os promotores.

Em um dos protestos, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, ocorrido no final de fevereiro, os manifestantes permaneceram por dias em negociação com o governo do estado.

Eles chegaram a montar acampamento no local e, segundo o MP-PR, o grupo criminoso pagou despesas como a compra de tendas e locação de dois banheiros químicos.

O acampamento foi coordenado pelos líderes da facção, que mantinham contato diário com pessoas no local do protesto, de acordo com a denúncia.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


09/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
MANHÃ 107