MENU

O Museu Oscar Niemeyer (MON) resolveu suspender os eventos realizados na área externa do parque, após problemas relacionados a atividades com maior número de público.
De acordo com a administração, a instituição optou por reavaliar a política de eventos, para assegurar que as ações realizadas sejam adequadas às missões do MON e os espaços comportem adequadamente o público externo, sem prejudicar a experiência dos visitantes do museu.
“Após algumas ocorrências relacionadas a eventos de maior porte realizados na área externa do MON, incluindo questionamentos pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) e pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do bairro Centro Cívico, o museu optou pela suspensão”.
A administração informou que faz parte da missão do museu, além de colecionar e expor, proporcionar experiências e diálogos entre público e arte. Além disso, os espaços do MON são locados para terceiros para realização de eventos de natureza cultural e corporativa.
“Ressaltamos que a suspensão é apenas para eventos realizados nos espaços externo, não se aplicando a eventos realizados dentro das dependências do museu em espaços como vão livre, auditório Poty Lazzarotto e salão de eventos”.
A administração afirmou ainda que não houve cancelamentos. Todos os eventos externos que tinham contrato firmado com o MON foram realizados.
O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná.
A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de coleções asiática e africana.
No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba — Foto: José Fernando Ogura/AEN