NOTÍCIAS


Nova empresa de transporte coletivo passa a operar em Foz do Iguaçu neste domingo (13)


Neste domingo (13) a Viação Santa Clara passou a operar o serviço do transporte coletivo em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

A nova empresa foi contratada de forma emergencial após a Prefeitura de Foz do Iguaçu pedir o fim do contrato com o Consórcio Sorriso, grupo que era responsável pelo serviço, após uma série de impasses.

  • Entenda a atual situação do transporte coletivo em Foz do Iguaçu

De acordo com a viação Santa Clara, 18 ônibus circulam pela cidade neste domingo (13). A partir de segunda-feira (14) serão 66.

Usuários que utilizaram o novo serviço relataram alguns problemas.

A aposentada, Conceição Antunes França, por exemplo, teve dificuldade para identificar as linhas de ônibus, porque, segundo ela, os veículos estavam sem o número do itinerário.

“Eu não entendo isso. Porque antes era diferente, todos os números lá em cima (na parte superior no ônibus), flava para onde ia, mas agora não. Agora cada ônibus que vem tem que ficar perguntando. Eu estou perdida. […] Está difícil.”

Além de não constar o número do itinerário, também não há nos veículos a identificação com o nome da viação. Os ônibus que circulam neste domingo (13) são de duas cores, alguns amarelos e outros da cor cinza.

As passagens estão sendo pagas apenas em dinheiro já que a empresa ainda não possui um sistema de bilhetagem eletrônico. Conforme o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu, o FozTrans, o novo sistema será implantado nos próximos dias.

A tarifa do transporte coletivo também foi mantida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu em R$ 4,10.

Os estudantes que possuem direito à meia entrada da passagem vão continuar usufruindo do direito. Para isso, deverão apresentar a carteirinha de estudante ou o cartão Único como identificação, segundo o FozTrans.

A mesma regra vale para idosos, pessoas que possuem necessidades especiais e demais usuários que possuem isenção da passagem do transporte.

Conforme o instituto, nos primeiros dias de implementação do novo sistema, os horários e rotas dos veículos seguem os mesmos .

Até que a implementação do sistema de bilhetagem, segundo o FoztRans, fica garantida aos usuários a integração física entre as linhas de ônibus no Terminal de Transporte Urbano (TTU).

A promessa, é que após a conclusão do novo sistema, todas as linhas voltarão a ter integração com tempo estendido, passando de 1h para 1h30, de acordo com o FozTrans.

Os usuários do transporte coletivo podem fazer solicitações e pedir esclarecimentos em relação a melhorias no transporte coletivo por meio do aplicativo 156 Foz.



Fonte: G1


13/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107