NOTÍCIAS


Nova Ferroeste: governo lança edital de leilão com detalhes do projeto, que será disponibilizado para consulta pública pela internet | Paraná


O Governo do Paraná apresentou, nesta terça-feira (21), o edital os detalhes do projeto da Nova Ferroeste. A obra prevê a ligação por trilhos de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Segundo a Ferroeste, a nova ferrovia vai passar por 51 cidades do Paraná, além de municípios de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul até chegar ao Porto de Paranaguá, e deve permitir a captação de carga do Paraguai e da Argentina.

Ao todo a nova ferrovia vai ter mais de 1,5 mil quilômetros.

Passada a fase das audiências públicas, que foram realizadas em sete cidades, para apresentar o projeto e ouvir as comunidade por onde a nova ferrovia vai passar, será aberto o prazo para novas contribuições pela internet.

Com a apresentação do edital, realizada nesta terça-feira pelo governo do estado, o documento deve ficar disponível para consulta na internet. Entre os dias 27 de junho e 15 de julho os moradores vão poder enviar sugestões por e-mail.

A versão final do edital só sera publicada depois da obtenção da licença prévia ambiental. A previsão é que o empreendimento da nova Ferroeste deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo trimestre de 2022.

“Hoje, a gente pode dizer que há centenas de dezenas de pessoas contribuindo, prefeituras, secretarias. Não é o governo sozinho, ele lidera, mas com a participação de toda a sociedade, e isso faz com que o projeto se torne mais atrativo do ponto de vista do investidor”, disse André Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste.

Ainda não há data para o início dos trabalhos. O vencedor do leilão poderá executar a obra e explorar o trecho por 70 anos.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


22/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107