
MENU

Uma câmera de segurança do Parque Estadual de Vilha Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, registrou uma onça-parda passeando próxima ao Centro de Visitantes. Segundo a administração, esta é a primeira vez que o animal foi visto tão próximo do local. Assista nas imagens acima.
O registro foi feito na noite de terça-feira (31).
Nas imagens, é possível ver que o animal cruza uma das áreas de estacionamento. A administração afirmou que outros registros da onça-parda foram feitos no Parque de Vila Velha, mas na área dos Arenitos e da trilha de Furnas
Até a publicação desta reportagem, o parque não havia informado se o animal seria um filhote.
Em relação à segurança, o parque reforçou que a onça não representa perigo pois apresenta hábitos noturnos – horário em que o local fica fechado para visitação – e a “natureza dela é se manter longe do ser humano”.
Onça-parda é registrada próxima ao Centro de Visitantes do Parque Estadual de Vila Velha — Foto: Reprodução/RPC
Procurada, a administração do parque também explicou que a onça não vive nas dependências do local, mas o utiliza como abrigo temporário e local de caça.
Isso porque, devido à preservação, o animal encontra alimentos na região.
Onça-parda no Parque Estadual de Vila Velha
Além do Parque de Vila Velha, o animal também passa por outras Unidades de Conservação da região, “como um corredor ecológico, principalmente quando está em busca de um parceiro”.