MENU

Vitral fica na torre do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Obra feito pela artista plástica Loire Nissen e pelo arquiteto Adolfo Sakaguti. ONU reconhece vitral de igreja em Curitiba como ‘de interesse histórico’
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu como de interesse histórico um vitral do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba. Com isso, a obra passa a fazer parte de um banco de dados do órgão internacional.
O vitral foi feito pela artista plástica Loire Nissen e pelo arquiteto Adolfo Sakaguti e inaugurado na quarta-feira (14). A obra tem cerca de 300 peças em vidros coloridos, oito metros de altura e três de largura.
A peça pode ser vista na parte externa do santuário, na torre, a partir do cruzamentos das ruas Pedro Ivo e Conselheiro Laurindo.
Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, em Curitiba
Reprodução/RPC
Segundo o padre Reginaldo Manzotti, o reconhecimento da ONU é uma forma de valorizar ainda mais o local e a tradição cristã neste tipo de arte.
“Isto é um reconhecimento internacional do valor deste santuário do ponto de vista religioso e do ponto de vista artístico. Na tradição da igreja, os vitrais são chamados de catequese dos pobres. Essa igreja tem 68 anos, por dentro ela está revestida de vitrais temáticos referentes à Guadalupe e aos sacramentos, só que atrás, na torre, ainda faltava estes detalhes”, afirmou.
A igreja informou que o novo vitral foi instalado onde antes existiam janelas de vidro martelado.
Vitrais no interior do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe foram revitalizados
Reprodução/RPC
De acordo com o arquiteto Sakaguti, a mudança transformou a iluminação interna do santuário e o local que abriga a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe foi valorizado no projeto.
Voluntário do Natal do Palácio Avenida em Curitiba revive momento em que conheceu filho adotivo na janela prédio histórico; veja depoimento
Mega-Sena: apostas de Curitiba e região ganham R$ 36,5 mil ao acertar 5 dezenas
No interior da igreja há outros vitrais, que foram revitalizados. Entre eles estão 62 obras e três conjuntos em formato de ogiva, que medem seis metros de largura por oito de altura. A instituição afirmou que cada conjunto contém 80 peças.
Santuário de Curitiba ganha vitrais reconhecidos pela ONU
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Fonte: G1