NOTÍCIAS


'Oscar Verde': projeto Onças de Iguaçu é finalista de premiação internacional


O Projeto Onças do Iguaçu é um dos 15 finalistas da premiação internacional conhecida como “Oscar Verde”.

O prêmio é concedido pelo Whitley Fund for Nature (WFN), instituição sediada no Reino Unido, que anualmente oferece prêmios a pesquisadores que se destacam nos países em desenvolvimento com trabalhos voltados a conservação da biodiversidade.

Para concorrer ao prêmio, anualmente a instituição abre um edital, em que os candidatos escrevem de forma detalhada sobre o projeto que trabalham.

Após esta etapa, os candidatos do mundo inteiro participam de uma entrevista, conforme explicou a coordenadora do projeto de conservação do meio ambiente em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Yara Barros.

Ela comenta que estar entre os 15 finalistas demonstra que o projeto está atingindo o objetivo de conservar a população de onças-pintadas presentes no Parque Nacional do Iguaçu.

  • VÍDEO: Casal de onças-pintadas é flagrado no Parque Nacional do Iguaçu
  • Onça-pintada é flagrada passeando por rodovia do Parque Nacional do Iguaçu; VÍDEO
“O reconhecimento internacional de um esforço muito grande que essa equipe está fazendo pra conservação da onça-pintada, então é um reconhecimento desse esforço, de que a gente está no caminho certo. O que nós estamos fazendo tem valor e é relevante”, destaca ela.
Casal de onças-pintadas é flagrado no Parque Nacional do Iguaçu

Casal de onças-pintadas é flagrado no Parque Nacional do Iguaçu

Yara diz que além do reconhecimento, a premiação também proporciona uma troca com diversas iniciativas mundiais. O projeto concorre com outro programa brasileiro e projetos dos países Turquia, Gana, Argentina, Chile, Tanzânia, Nepal, Colômbia, Uganda, São Tomé e Príncipe, Índia e Indonésia.

“É um orgulho, uma honra ter chegado aqui, até os 15, em projetos do mundo inteiro que foram enviados. Ganhando ou não, estamos muito felizes de chegar até aqui, mas claro que seria ótimo se a gente pudesse ser contemplado neste prêmio que é o prêmio máximo da conservação”, comenta a coordenadora.

O resultado da premiação será divulgado no dia 27 de abril e o vencedor receberá cerca de 40 mil euros para investir no projeto no decorrer de um ano.

Projeto Onças do Iguaçu

O Projeto Onças do Iguaçu é uma iniciativa do próprio Parque Nacional do Iguaçu, que tem como missão a conservação da onça-pintada, espécie-chave, segundo o projeto, para a manutenção da biodiversidade na região do Parque.

  • Censo estima que 24 onças-pintadas vivam no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu

A cada dois anos, o projeto, em conjunto com o Proyecto Yaguaraté, da Argentina, divulga um senso realizado nos parques nos dois países com números sobre a quantidade de onças-pintadas nos dois locais. São cerca de 600 mil hectares de área monitorados pelos dois projetos.

O projeto conta com armadilhas fotográficas espalhadas pelo parque que permitem um acompanhamento das onças e o monitoramento de outras espécies da fauna.



Fonte: G1


25/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
NATIVO E SERTANEJO