MENU

Parente de internada no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) relatou momentos de descaso; hospital afirma que trabalha na manutenção dos equipamentos. Pacientes são retirados da UTI para refrescar após aparelhos de ar-condicionado estragarem
Gorete Mengue/arquivo pessoal
Pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel, no oeste do estado, precisaram ser abanados e retirados para a parte externa do hospital após aparelhos de ar-condicionado estragarem.
O registro foi feito no domingo (25). Nesta terça-feira (27), o g1 Paraná questionou a assessoria de imprensa do hospital sobre as medidas que estão sendo adotadas com os pacientes, mas não obteve resposta.
Em nota, o Hospital Universitário se limitou a informar que, devido às altas temperaturas dos últimos dias, alguns aparelhos foram danificados, mas que a equipe de manutenção está realizando o serviço de melhoria.
Segundo relato de Gorete Mengue, filha de uma das pacientes, a situação gerou tumulto e indignação.
“Após fazer uma cirurgia na coluna, ela foi colocada em uma UTI improvisada onde o ar condicionado está com defeito há uma semana e [o hospital] não possui nenhum outro sistema de ventilação”, disse Gorete Mengue.
Gorete descreveu o calor como insuportável. “É insuportável para uma pessoa saudável, imagina para quem acabou de fazer uma cirurgia delicada e usa um colar cervical. É desumano”.
Segundo o Climatempo, a temperatura máxima em Cascavel foi de 30ºC no domingo (25).
Pacientes relatam momentos de pânico após calorão em Cascavel.
Gorete Mengue/arquivo pessoal
Risco de proliferação bacteriana
Infectologista aponta riscos causados pela pouca ventilação a pacientes internados
Segundo o médico infectologista Luiz Jorge Moreira, as temperaturas precisam ser agradáveis para os pacientes em repouso e o calor pode baixar a imunidade, especialmente após a cirurgia.
“É ideal que o ambiente esteja ventilado em temperatura ambiente ou mais fresco, com o uso de ar-condicionado. Além disso, é importante que a manutenção adequada esteja em dia para evitar com que bactérias se espalhem”, explicou.
Em alguns casos, o deslocamento de pacientes pode agravar o quadro de saúde.
“A necessidade de transportar paciente para locais externos pode gerar problemas como a queda do paciente da maca, abrir ponto de uma cirurgia, infecção”, disse.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Veja mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
Fonte: G1