MENU

Estado registrou 108 mortes causadas pela doença e ficou atrás apenas de São Paulo e Goiás. O ‘Aedes aegypti’ atua como transmissor da dengue, da chikungunya e da zika
SHUTTERSTOCK/KHLUNGCENTER
O Paraná é o terceiro estado do Brasil com mais mortes por dengue em 2022, segundo o Ministério da Saúde.
O estado registrou 108 mortes causadas pela doença e ficou atrás apenas de São Paulo, com 276 registros, e Goiás, com 154.
Em todo o país, foram registrados 980 óbitos por dengue.
QUIZ: faça o teste e veja se você está bem-informado para ajudar no combate à dengue
Casos
Em uma semana o Paraná registrou 126 novos casos de dengue, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nesta terça-feira (20).
No período não houve nenhum óbito, segundo o documento.
Desde o início do período sazonal da doença, que começou em 1º de agosto de 2022, o Paraná soma três mortes, 2.002 casos confirmados, 6.024 em investigação e 28.279 notificações.
Combate à dengue no Paraná: Saiba os motivos para se preocupar com a doença
Conforme a Sesa, dos 348 municípios com notificações, 191 tiveram casos confirmados e 167 registraram autoctonia
Divulgação/Sesab
Conforme a Sesa, dos 348 municípios com notificações, 191 tiveram casos confirmados e 167 registraram autoctonia, que é considerada quando a dengue é contraída na cidade de residência.
O mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Segundo o órgão, durante o período não houve registro de casos de zika e foram confirmados dois casos importados de chikungunya.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Fonte: G1