NOTÍCIAS


Parque Arthur Thomas é reaberto ao público após quase dois anos; conheça a história do lugar


O Parque Arthur Tomas, em Londrina, no norte do Paraná, foi reaberto ao público, nesta sexta-feira (28), após quase dois anos.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o espaço estava fechado desde março de 2020. Nesse período, o lugar funcionava apenas para serviços administrativos da Secretaria Municipal do Ambiente.

Com a reabertura, moradores podem visitar o lugar de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

O espaço fecha para manutenção às segundas-feiras. No momento, não há limite de pessoas, mas a orientação é manter o distanciamento e uso de máscaras durante todo o passeio.

O uso de bicicletas e passeio com animais dentro do parque continuam proibidos.

Parque Arthur Tomas foi reaberto em Londrina — Foto: Prefeitura de Londrina/RPC

Parque Arthur Tomas foi reaberto em Londrina — Foto: Prefeitura de Londrina/RPC

A reserva de mata nativa foi reservada em meio ao projeto de colonização de Londrina. (Assista no vídeo acima sobre a história do lugar.)

Para quem vê de fora, muitas vezes não se tem noção da importância e grandeza do Parque Arthur Thomas. O local tem 85 hectares, sendo maior do que muitas propriedades rurais.

Em um tradicional comparativo, com os campos de futebol, o parque é do tamanho de 120 gramados do Estádio do Café.

Não por acaso, leva o nome de um dos fundadores da cidade, o inglês também conhecido por mister Thomas. Homenageado com o nome do parque, de uma avenida, de um bairro e de uma escola na cidade.

Arthur Thomas morreu no começo dos anos de 1970, mas teve seu nome eternizado na história de Londrina.

Parque Arthur Tomas é uma reserva de mata nativa em Londrina — Foto: Cedoc/RPC

Parque Arthur Tomas é uma reserva de mata nativa em Londrina — Foto: Cedoc/RPC

O parque, às margens da Avenida Dez de Dezembro, é administrado pela prefeitura desde 1975.

Entretanto, apenas nos anos de 1980 começou a ser preparado para receber visitantes, com espaços para alimentação e novas trilhas em meio às quedas d’água.

À época, o lugar tinha uma diversidade bem maior de animais e as regras eram mais flexíveis. A criançada se divertia nas corredeiras e até pescaria era liberada, mesmo que de forma precária.

Naquele tempo, as melhorias e projetos no Parque Arthur Thomas sofriam com atrasos.

Somente em 1987 é que visitas foram liberadas oficialmente. De lá pra cá, foram várias propostas de revitalização.

Visitas no parque foram liberadas em 1987, em Londrina — Foto: Cedoc/RPC

Visitas no parque foram liberadas em 1987, em Londrina — Foto: Cedoc/RPC

Também se tornaram mais frequentes programas de educação ambiental, para integrar novas gerações ao Arthur Thomas, conservando boa parte da formação natural.

Nos últimos anos, o lugar sofreu com problemas na manutenção e estragos deixados por temporais. Um dos mais severos foi em 2016.

Desde então alguns reparos foram feitos, mas boa parte dos danos ainda aguarda por consertos.

Em março de 2020, no inicio da pandemia, ele foi totalmente fechado. Só agora veio a liberação para voltar a receber visitantes.

A Secretaria Municipal do Ambiente reconhece que há muitas melhorias que ainda precisam ser feitas, como troca das cercas em volta do parque e novos trechos de calçadas com acessibilidade, mas considera viável a reabertura agora.

“O fechamento da pandemia criou uma oportunidade para que a gente estudasse estruturas que antes nunca tinham sido estudadas, então, pedimos em parceria com a Defesa Civil, que viesse e fizesse um laudo com todas as considerações que é risco para as pessoas e que não é. Após o recebimento do laudo, fomos atendendo cada requisito dos apontamentos para garantir um parque seguro”, segundo o biólogo e gerente de parques, Jonas Pugina.



Fonte: G1


28/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA