MENU

O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, têm novos moradores: cinco uru-do- nordeste, ave que está em crítico risco de extinção e é considerada uma das raras do nordeste do Brasil, de acordo com o Instituto chico Mendes de Conservação (ICMBIO).
O recebimento destas aves, conforme o parque, é o primeiro passo na criação de um programa de manejo populacional da espécie. O parque é o único no país que têm exemplares da aves sob cuidados humanos.
Animais chegaram em abril — Foto: Parque das Aves/ Reprodução
As aves vieram do Ceará e chegaram em Foz do Iguaçu no início de abril, mas só agora as imagens foram divulgadas.
Os animais chegaram a fronteira em um avião particular e logo foram transferidas para o parque, que realiza trabalho de cuidados, preservação e conservação de animais vítimas de caça e de tráfico.
O objetivo, conforme o Parque das Aves, será reprodução das aves e a volta dos filhotes, em segurança, para a região de ocorrência natural.
Conforme o Projeto Uru do Nordeste, que trabalha com pesquisas e executa ações de conservação focadas na ave, os pássaros são pequenos, medindo entre 24 a 30 centímetros.
O nome é devido a uma vocalização bem característica, como se pronunciasse o próprio nome “urú-uru”, segundo o projeto.
Com maior incidência no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Alagoas, a ave têm hábitos diurnos em áreas florestais. A alimentação da espécie costuma ser rica em frutos, sementes e insetos.
Pássaro é considerado criticamente ameaçada de extinção — Foto: Parque das Aves/Divulgação