MENU

Quase trinta anos depois, sobrevivente relembra momentos de terror após acidente matado o pai dele. Veja fotos da época e saiba como está o local hoje. Em 9 de janeiro de 1995, uma tragédia comoveu o litoral do Paraná. Um teleférico despencou em Matinhos, matando três pessoas e deixando dezenas feridas.
Quase 28 anos depois, o episódio #109 do PodParaná conversou com um dos sobreviventes, que falou pela primeira vez sobre a tragédia.
Rodrigo Hagemeyer Baena de Souza, na época com 10 anos, estava em um dos assentos e perdeu o pai, Luiz Fernando Baena de Souza, no acidente.
“Tive muita sorte. Eu caí em cima de mato, que amorteceu a minha queda, mas eu tive uma fratura na clavícula. Pior ainda ver o meu pai morrer na minha frente”, conta, emocionado.
PodParaná
Artes/g1 Paraná
Além de relembrar o caso, o PodParaná explica como está o local onde ficava o teleférico.
Também participam do episódio: oficiais do Corpo de Bombeiros que atuaram no resgate das vítimas, João Carlos de Souza e Renato Remis Santangelo; e o analista ambiental, Marcio Ferla, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que administra o Parque Nacional de Saint-Hilaire-Lange.
O famoso teleférico foi instalado em 1993, na montanha do Morro do Escalvado, em Matinhos. Dois anos depois, um dos cabos de aço que segurava as cadeiras se soltou, e a estrutura despencou de uma altura de cerca de dez metros, segundo a Polícia Civil.
Uma das cadeirinhas que caiu do teleférico em Matinhos.
CEDO RPC/ Reprodução
Naquela noite chovia muito, dificultando o resgate das vítimas na mata fechada. O oficial do Corpo de Bombeiros, João Carlos de Souza, foi um dos que ajudou no dramático resgate de sobreviventes.
“Eu estava de folga no dia e estava no quartel quando tocou o alarme. Fomos imediatamente para lá. Nós vimos pessoas penduradas nas cadeirinhas, gente caída em vários pontos do teleférico”, explicou.
Investigação
Uma semana antes, um outro acidente com o teleférico foi registrado. Segundo as investigações, o freio partiu ao meio, as cadeirinhas descarrilaram e quatro crianças ficaram feridas.
À época, a polícia pediu interdição à Justiça, mas o pedido não foi aceito a tempo. O teleférico foi reaberto ao público.
Em entrevista à RPC, o proprietário alegou que foi vítima de um boicote. Porém, o delegado responsável pelas investigações afirmou que os dois inquéritos abertos apontaram falhas por negligência.
O PodParaná procurou a defesa dos acusados pelo acidente. O advogado do proprietário do teleférico, Davi Silvério Fagundes, disse que não vai se manifestar sobre o caso.
A defesa do técnico de manutenção do equipamento, João Antônio Domingues Moreno, disse que o caso já teve uma sentença final proferida pelo juiz para a indenização a uma das vítimas.
Estruturas do teleférico sendo montado na base do morro, em Matinhos.
CEDOC RPC/ Reprodução
Morro do Escalvado
O Morro do Escalvado ficou conhecido como “morro do teleférico” pela população local. A montanha é contornada pela PR-508 e PR-412, na área urbana do município.
O que sobrou da antiga estrutura do teleférico ainda está no local, que foi engolido pela vegetação.
Atualmente o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) é responsável pela administração do local, que desde 2021 integra o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. O parque abrange áreas dos municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá.
Morro do Escalvado em Matinho visto de cima
Você pode ouvir o PodParaná no g1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine e siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e tratam de temas importantes para os paranaenses.
Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.
FOTOS: veja registros da época do acidente e de como está o local hoje
Cerimônia de inauguração do teleférico.
Casa da Cultura de Matinhos/divulgação
Cerimônia de inauguração do teleférico de Matinhos.
Casa da Cultura de Matinhos/divulgação
Cerimônia de inauguração teleférico de Matinhos.
Casa da Cultura de Matinhos/divulgação
Cerimônia de inauguração teleférico de Matinhos.
Casa da Cultura de Matinhos/divulgação
Bombeiros realizaram buscas em meio à vegetação em busca de sobreviventes.
CEDOC RPC/ Reprodução
Acidente ocorreu às 20h30 da noite do dia 9 de janeiro de 1995.
CEDOC RPC/ Reprodução
Pico do Morro do Escalvado visto de cima por imagem de satélite.
Google Maps/ divulgação
Trilha para acessar Morro do Escalvado.
Gabriel Bukalowski/g1
Local onde ficava a base do teleférico do Matinhos.
Google Maps/divulgação
Vista do alto do teleférico de Matinhos.
Gabriel Bukalowski/g1
Vista panorâmica do Morro do Escalvado. Ao fundo a praia de Matinhos.
Gabriel Bukalowski/g1
Parte da estrutura do teleférico de Matinhos no cume da montanha.
Gabriel Bukalowski/g1Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Fonte: G1