MENU

A Pedreira Paulo Leminski está presente na lembrança de muitos que assistiram grandes apresentações em Curitiba. Mas muito além disso, ela impactou o cenário cultural do estado e, por isso, é tema do 60º episódio do PodParaná, publicado nesta sexta-feira (14).
O cantor brasileiro Moraes Moreira foi um dos artistas que disse ter ficado impressionado com o lugar, em meio à natureza.
“Lugar genial, adorei esse lugar quando cheguei. Achei muito bonito. A gente até estava comentando aqui, parece até uma cratera de vulcão que a gente tá tocando, aqui os contatos imediatos, tudo pode acontecer aqui”, disse em entrevista à RPC em 1989.
Entre os grandes nomes que tocaram no palco a céu aberto estão Paul McCartney, Ramones, Bon Jovi e AC/DC.
Você pode ouvir o PodParaná no G1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio — Foto: Arte/RPC
O espaço na região norte da cidade já foi, de fato, uma pedreira, que ajudou a construir Curitiba. Foi apenas em 1989 que tudo começou a ser adaptado para receber os eventos culturais.
No início da história da Pedreira Paulo Leminski, o empresário Sérgio Apter foi um dos responsáveis por levar grandes shows para a capital. À época, ele era sócio do AeroAnta de Curitiba.
“Curitiba nos anos 90 viveu uma coisa interessante. Graças a gente estar em atividade no AeroAnta, a gente formou parcerias com pessoas que traziam shows internacionais à época para o Brasil. Curitiba se tornou a segunda maior praça de shows do Brasil nos anos 90, só perdia para São Paulo, mas fizemos mais shows do que o Rio de Janeiro e Porto Alegre.”
O empresário é o convidado deste episódio e explicou que muitos dos shows foram viabilizados na época por causa do dólar, que estava equiparado ao real.
Pedreira Paulo Leminski fica no Abranches — Foto: Daniel Castellano/SMCS
Vários paranaenses tiveram dias memoráveis na Pedreira. Independentemente da cidade do estado, os grandes artistas levaram muita gente para aproveitar a boa música na capital.
Neste episódio você confere ainda algumas dessas histórias, desde maringaenses que passaram sufoco para chegar a tempo para o show, até casal que comemorou bodas de casamento com música ao vivo.
Nos quase 33 anos de história, a Pedreira ficou praticamente seis anos fechada. Tudo por causa de um pedido da vizinhança, que reclamava do barulho e a bagunça nas proximidades em dias de show.
Depois de um acordo com o Ministério Público do Meio Ambiente e a associação dos moradores da região, finalmente o espaço foi reaberto em 2014.
Lobão tocou na Pedreira em 1992 — Foto: Cedoc/RPC
Durante a pandemia do novo coronavírus, eventos foram realizados com restrições, como no formato drive-in. A expectativa é de que os shows sejam retomados ainda em 2022 na Pedreira.
O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.