NOTÍCIAS


PodParaná #67: paranaense conta como conseguiu sair da Ucrânia e fugir da guerra


O Paraná abriga a maior parte da comunidade ucraniana no Brasil e, ao longo dos últimos dias, o g1 Paraná e a RPC tem contado histórias de paranaenses que tentam fugir da Guerra na Ucrânia e de descendentes de ucranianos que estão no Brasil e vivem, de longe, a angústia de ver parentes, amigos e conhecidos que ainda estão no país do leste europeu.

Este episódio do PodParaná conta a história do treinador de futebol Roberto Szymański. Ele é curitibano, e mora na Polônia. Porém, estava na Ucrânia na véspera da invasão do país pelas tropas russas – na madrugada do dia 24 de fevereiro.

Ele estava acompanhado de outro treinador e de sete jogadores de futebol. Roberto conta que, nos dias que antecederam o início dos bombardeios, a toda hora autoridades russas apareciam no noticiário com sinais de que não invadiriam a Ucrânia.

O treinador relata que o conflito entre os dois países já dura anos e que a população na imaginava que a guerra chegaria às vias de fato. “O país estava totalmente tranquilo”, diz.

Você pode ouvir o PodParaná no G1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio  — Foto: Artes/RPC

PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio — Foto: Artes/RPC

Porém, a tensão foi aumentando e, relata o curitibano, mudanças começaram a ser sentidas nas estradas, em postos de gasolina. Pessoas tentando deixar o país às pressas e enfrentando filas ainda a quilômetros das fronteiras.

O historiador Andrew Traumann é professor do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba e participa deste episódio do PodParaná ajudando a explicar as motivações da guerra, as chances de países aliados da Ucrânia participarem militarmente do conflito, e ainda quais podem ser os próximos capítulos das negociações.

O PodParaná também ouviu a brasileira Kelly Lisiane Müller, que é de Guaratuba, no litoral do Paraná. Ela está na Ucrânia desde janeiro, quando nasceu Mikaela a filha dela – gerada em barriga de aluguel no país.

Ela contou como foi o período em que tiveram que se abrigar no subsolo de prédios para se proteger dos bombardeios enquanto aguardavam as documentações oficiais para conseguir voltar ao Brasil.

O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 Paraná



Fonte: G1


01/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
MANHÃ 107