NOTÍCIAS


PodParaná #69: Cruzeiro do Oeste guarda fósseis de animais pré-históricos e dinossauros


A cidade de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná, é berço de um paraíso paleontológico, onde pesquisadores já encontraram cinco espécies de animais pré-históricos, incluindo dinossauros. Os achados são tema do PodParaná desta sexta-feira (11).

A diretora do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste, Neurides Martins, conta que ainda há muito a ser explorado no sítio paleontológico da cidade. Em entrevista ao PodParaná ela contou mais detalhes de como as pesquisas começaram.

  • Após descobertas de animais pré-históricos, cidade do interior do Paraná é considerada paraíso paleontológico
  • Dinossauro encontrado no Paraná vivia menos que outras espécies, dizem pesquisadores

O primeiro fóssil foi encontrado em 1971, mas só foi de fato estudado para identificação de uma espécie pré-histórica 40 anos depois.

Você pode ouvir o PodParaná no g1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio — Foto: Arte/RPC

PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio — Foto: Arte/RPC

A família que achou o primeiro fóssil de Cruzeiro do Oeste o encontrou enquanto estava retirando uma pedra de uma estrada rural. No momento em que a rocha foi quebrada, perceberam ossos petrificados.

“Eram dois crânios de pterossauros, que são répteis voadores. Esse foi o primeiro material encontrado e que começou toda essa pesquisa, toda essa corrida aqui em Cruzeiro do Oeste”, disse Neurides.

O pterossauro recebeu o nome de Caiuajara dobruskii, fazendo referência ao arenito caiuá, típico da região, além da família Dobruskii, que encontrou o fóssil.

Mais tarde, os pesquisadores também descobriram o primeiro dinossauro do Paraná, batizado de Vespersaurus paranaensis.

Caiuajara dobruskii viveu há cerca de 80 milhões de anos. — Foto: Maurilio Oliveira/Museu Nacional

Caiuajara dobruskii viveu há cerca de 80 milhões de anos. — Foto: Maurilio Oliveira/Museu Nacional

O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.



Fonte: G1


11/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
SUCESSOS DA TARDE