NOTÍCIAS


PodParaná #73: Projeto no Parque Nacional do Iguaçu luta para preservar onças-pintadas


O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, abriga a única população de onça-pintada que tem, comprovadamente, tendência de crescimento na Mata Atlântica. O último censo estimou que 24 onças-pintadas vivem no lado brasileiro da Unidade de Conservação (UC).

É por esse privilégio e responsabilidade de ter a “rainha da floresta” em solo paranaense que o felino é tema do 73º episódio do PodParaná.

PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio. Ouça no G1 e em diversas plataformas — Foto: Arte/RPC

PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio. Ouça no G1 e em diversas plataformas — Foto: Arte/RPC

O Projeto Onças do Iguaçu tem como missão a conservação da onça-pintada, espécie-chave para a manutenção da biodiversidade na região da unidade.

A coordenadora executiva do projeto, Yara Barros, explica que a espécie foi quase extinta localmente em 2009, com uma população estimada de nove a 11 indivíduos.

“Agora são 24 indivíduos no lado brasileiro do parque, e cerca de 90 indivíduos no corredor verde, que pega Brasil e Argentina. Se a gente considerar que a Mata Atlântica inteira tem de 250 a 300 onças-pintadas, a gente tem um terço de todas as onças-pintadas da região.”

Atualmente, a onça-pintada está criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica, bioma onde o Parque Nacional do Iguaçu está.

Você pode ouvir o PodParaná no g1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Moradores flagram onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu

Moradores flagram onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu

O episódio que envolveu a morte da maioria dos flamingos do Parque das Aves, após duas onças-pintadas entrarem no recinto do animais, também faz parte deste PodParaná.

Moradores de Foz do Iguaçu que encontraram mais de uma onça-pintada no parque também compartilharam a experiência singular de ver o animal de perto.

Onça-pintada é considerada com espécie-chave, para a manutenção da biodiversidade na região do parque — Foto: Projeto Onças do Iguaçu/Divulgação

Onça-pintada é considerada com espécie-chave, para a manutenção da biodiversidade na região do parque — Foto: Projeto Onças do Iguaçu/Divulgação

O doutor em Ciências e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Rogério Cunha, atua no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) e destacou no episódio do PodParaná a importância da região para preservação do felino.

De acordo com Cunha, os bastidores da conservação das onças-pintadas e pardas enfrentam diversos desafios. O principal, conforme o analista, é fazer as pessoas entenderam ser possível associar o desenvolvimento econômico à conservação da biodiversidade.

O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.



Fonte: G1


08/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
SUCESSOS DA TARDE