Na tarde desta terça-feira (01), por volta das 14h, as Polícias Civil e Militar de Quedas do Iguaçu foram acionadas após receberem informações sobre uma tentativa de invasão de terras na Linha Campo Novo, zona rural do município. Ao chegarem ao local, as autoridades encontraram dois homens operando dois tratores – um Massey Ferguson, acoplado a uma carreta agrícola, e um Ford, engatado a uma plantadeira. Os suspeitos estavam abastecendo a plantadeira quando foram abordados.
Um dos homens se recusou a acatar a ordem de abordagem, o que levou à detenção e algemação de ambos para garantir a segurança da equipe policial. Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, porém, no trator Ford, foi localizada uma pistola Canik 9mm com numeração suprimida, carregada com cinco munições intactas. Um dos abordados assumiu ser o proprietário da arma.
Quando questionados sobre a propriedade da terra que estavam plantando, os suspeitos se contradisseram, não conseguindo confirmar quem seria o verdadeiro dono. Na delegacia, as vítimas, que são proprietárias da terra, relataram que vêm sofrendo ameaças, constrangimentos e danos há algum tempo, temendo pela própria segurança e a de seus familiares. As vítimas também associaram os suspeitos ao dano ambiental causado em uma reserva próxima, que foi incendiada recentemente.
Na ação policial, os tratores e a pistola foram apreendidos e entregues à Polícia Judiciária para as providências cabíveis. Em consulta ao sistema, foi constatado que um dos envolvidos tinha um mandado de prisão em aberto.
Fonte: Redação Rota do Sol