MENU

Novo grupo começa a ser imunizado no sábado (7), em 3 unidades de saúde. Ponta Grossa libera aplicação de vacina contra Covid para público reduzido de bebês sem comorbidade
Ana Clara Pontes/g1
A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, liberou o começo da vacinação contra Covid para bebês entre seis meses e um ano, cinco meses e 29 dias sem comorbidades. Antes, o município oferecia a imunização apenas em caso de patologias comprovadas.
O grupo começa a receber a vacina no sábado (7), em três Unidades Básicas de Saúde (UBS). Veja abaixo endereços e horários.
Apesar da ampliação, a medida não atinge bebês entre um ano e seis meses e dois anos, que já são vacinados em caso de comorbidades. Segundo a prefeitura, isso acontece diante do baixo estoque de doses disponíveis.
A previsão é que as demais faixas etárias sejam incluídas de forma gradativa, seguindo as orientações técnicas de atendimento da menor para a maior idade, conforme a Fundação Municipal de Saúde.
Em Ponta Grossa, a estimativa é que cerca de 4 mil crianças estejam na faixa etária entre seis meses e um ano, cinco meses e 29 dias.
Para receber o imunizante, pais e responsáveis devem levar documentos pessoais do adulto, um documento de identificação da criança e a declaração de comorbidades.
A aplicação é feita com o imunizante Pfizer baby, específica para o grupo.
Ao todo, serão três doses, sendo a aplicação da segunda 28 dias após a primeira. Já a terceira ocorre em um intervalo de 56 dias após a segunda dose.
Locais da vacinação
A aplicação da Pfizer baby em Ponta Grossa será restrita às UBS Cyro de Lima (Oficinas), Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Egon Roskamp (Santa Paula).
Neste sábado, o atendimento ocorre das 9h às 17h.
A partir da próxima semana, a imunização entra na rotina das unidades, sempre de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 12h e, à tarde, das 13h às 16h30.Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.
Fonte: G1