NOTÍCIAS


Ponta Grossa registra mais de 40 violações de direitos a pessoas com deficiência em 1 ano; veja como denunciar


Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, registrou 46 violações de direito das pessoas com deficiência ao longo do ano de 2021. Em todo o Paraná, o número ultrapassa a marca dos 1.700 casos registrados, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

No último dia 19, um jovem autista de 19 anos foi encontrado morto com sinais de maus-tratos na cidade. O padrasto e a mãe da vítima foram presos.

Diante dos casos, especialistas apontam que as denúncias são fundamentais para que órgãos competentes possam intervir nos crimes e proteger as vítimas.

  • Professoras de jovem autista encontrado morto com sinais de maus-tratos falam ter feito denúncia: ‘Parecia que estava pedindo socorro’

Por isso, a RPC e o g1 preparam um guia de como fazer denúncias de situações de maus-tratos a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

Para denúncias de qualquer tipo de violação dos direitos humanos de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, o caminho é o Disque 100, do Governo Federal, assim como no Conselho Tutelar ou diretamente no Ministério Público.

No caso do Disque 100, o serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

É possível fazer contato por telefone, por meio de uma ligação gratuita, apenas discando 100, e pode ser feito em caso de situação flagrante ou de conhecimento.

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, inclusive de forma anônima.

Além do telefone, também é possível fazer uma denúncia pelo aplicativo Proteja Brasil e pela ouvidoria online (clique aqui).



Fonte: G1


24/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107