MENU

Uma praça que era mantida pela comunidade do bairro Juvevê, em Curitiba, foi destruída na manhã deste sábado (12).
A chamada “praça do seu Francisco” existia há mais de uma década.
Os moradores do bairro, liderados por Francisco – que morreu há três anos – cuidaram de um terreno até então abandonado. Eles limparam, plantaram e montaram um parquinho infantil.
Contudo, nesta manhã, um trator passou por cima das árvores frutíferas, da pequena horta e do parque usado pelas crianças. As placas que enfeitavam o espaço também foram removidas.
A chamada “praça do seu Francisco” existia há mais de uma década — Foto: Reprodução/RPC
A área está sendo disputada pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) e uma construtora.
A Upes diz que ganhou na Justiça a posse da área e cedeu o local aos moradores. Porém, neste sábado, um homem apresentou um documento de escritura do terreno, afirmando que era o dono do espaço.
“Houve um processo em 2008 em que a construtora entrou com uma ação de missão de posse e naquela época o Tribunal de Justiça entendeu que não tinha como fazer isso porque a Upes já ocupava esse terreno há mais de 20 anos, independentemente de qualquer coisa. Agora, de repente, temos a cena de um trator invadindo a área histórica dos estudantes”, pontua Daniel Gaspar, advogado da Upes.
Praça mantida por moradores é destruída no bairro Juvevê, em Curitiba — Foto: Reprodução/RPC
O homem que se apresentou como dono do terreno não quis gravar entrevista, mas afirmou que foi multado pela prefeitura e notificado para limpar e cercar o terreno. Disse ainda que em um futuro próximo pretende construir na área.
A Prefeitura de Curitiba informou que vai verificar a situação.