MENU

A Prefeitura de Curitiba vai promover no sábado (7) o recolhimento de equipamentos eletrônicos estragados ou fora de uso. O mutirão será realizado em nove pontos da cidade, das 9h às 15h.
Confira, abaixo, os locais:
O recolhimento é feito pelas associações do programa Ecocidadão, contratadas pelo município, que fazem a separação dos componentes que podem ser encaminhados para reciclagem.
O que pode ser reciclado é separado do que precisa de tratamento diferente para evitar contaminações.
Partes plásticas dos equipamentos são separadas e vendidas pelas associações.
“Então, além de garantir que os componentes tóxicos não vão parar no aterro sanitário ou em áreas de preservação, com o risco de contaminar o solo e a água, levar os itens ao mutirão também garante renda às famílias que trabalham nos barracões”, disse a gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.
Além da coleta de lixo eletrônico pelo mutirão, a população pode apresentar esses materiais junto à coleta seletiva (um item), aos ecopontos mistos, ou levar a administrações regionais que têm locais de recebimento, como é o caso do Boqueirão (Rua da Cidadania do Carmo), Tatuquara e Cajuru.
A capital tem, ainda, coleta domiciliar e de recicláveis porta-a-porta; recolhimento de lixo tóxico mensal nos terminais; e, sob demanda, para entulhos e vegetais.
Existem também ecopontos destinados ao recebimento de restos de construção civil.
Informações sobre reciclagem podem ser encontradas no site da Família Folhas e no site da prefeitura.