NOTÍCIAS


Prefeitura de Curitiba recebe 90 denúncias de uso de fogos de artifício com barulho na virada no ano


A Prefeitura de Curitiba recebeu 90 denúncias de uso de fogos de artifício com efeito de tiro, ou seja, com barulho. Este tipo de fogos é proibido na cidade desde dezembro de 2020.

As denúncias chegaram via Central 156. Na virada de 2020 para 2021, a primeira em que a proibição estava em vigor, segundo a prefeitura, foram 187 relatos.

Segundo o texto da lei, é proibida a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos “de alto impacto ou com efeitos de tiro”, tanto em locais fechados como em áreas abertas, públicas ou privadas de Curitiba.

Quanto aos fogos luminosos com “efeitos visuais sem tiro”, não houve alteração, portanto, eles são liberados na capital paranaenses.

O comércio, conforme a regulamentação municipal, deve, por exemplo, cadastrar os compradores, informando o tipo de produto adquirido, data, local e horário previsto da soltura.

A lei prevê aplicação de multa que varia de R$ 400 a R$ 100 mil para quem for flagrado soltando fogos com estampido.

A proibição visa proteger crianças, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista, idosos e animais que se assustam com o barulho.

ASSISTA A VÍDEOS DO g1 PARANÁ



Fonte: G1


01/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM