NOTÍCIAS


Prefeitura de Diamante do Norte suspende concurso público com indícios de fraudes, diz MP-PR | Norte e Noroeste


A Prefeitura de Diamante do Norte, no noroeste do Paraná, suspendeu os efeitos de um concurso público municipal com diversos indícios de fraudes, segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR). A informação foi divulgada na segunda-feira (20).

Conforme o MP-PR, a prefeitura suspendeu os efeitos do certame e instaurou um processo de apuração de possíveis fraudes.

  • Prova de concurso da Polícia Civil do PR com 106 mil candidatos é suspensa por risco à saúde

A ação civil pública foi ajuizada por meio da Promotoria de Justiça de Nova Londrina, também no noroeste, após a constatação de diversas irregularidades.

Conforme a investigação do Ministério Público, há indícios de que pelo menos um candidato tenha tido uma aprovação fraudulenta.

Ao ser interrogado, o candidato não foi capaz de dizer onde havia feito a prova, nem para qual cargo, mesmo tendo sido aprovado em primeiro lugar para uma função que exige escolaridade de nível superior, enquanto ele sequer concluiu o ensino médio, conforme o órgão.

A Prefeitura de Diamante do Norte informou que não compactua com irregularidades, seja de qualquer natureza ou gravidade, e que, por isso, suspendeu o certame desde o início da investigação e busca esclarecer os fatos para tomar as devidas providências.

Conforme o município ainda, a prefeitura manterá os candidatos informados, para que não sejam prejudicados.

Ministério Público do Paraná — Foto: Divulgação/RPC

Ministério Público do Paraná — Foto: Divulgação/RPC

A investigação apurou que houve ainda a aprovação de pessoas que moravam em cidades distantes, sem qualquer vínculo com o município, com a possível finalidade de beneficiar determinados candidatos ligados a servidores públicos ou à pessoas relacionadas com a prefeitura.

Além disso, uma pessoa jurídica investigada por atos de improbidade foi contratada para elaborar o concurso por R$ 175,5 mil.

O Ministério Público pediu, de forma liminar, que sejam suspensos todos os efeitos do concurso, todas as convocações e nomeações de candidatos aos cargos previstos, mantendo a decisão até o julgamento final.



Fonte: G1


21/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA