NOTÍCIAS


Prefeitura de Fazenda Rio Grande decreta estado de calamidade pública após alagamentos e estragos causados pela chuva


Após forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de Curitiba, na noite de segunda-feira (17), com alagamentos e estragos nas residências, a prefeitura de Fazenda Rio Grande decretou estado de calamidade pública.

De acordo com balanço da Defesa Civil estadual, a cidade foi a mais atingida na região. Foram 200 casas atingidas, com 500 moradores. Não houve registro de feridos.

Conforme o relatório, 100 pessoas ficaram desalojadas (quando não há necessidade de um abrigo público) e outras nove estão desabrigadas (quando há necessidade de se abrigar em local fornecido pelo poder público).

Na Rua Uruguai, no bairro Nações, a água subiu e invadiu imóveis. Em algumas casas a água chegou na altura do peito, de acordo com os moradores. Nesta terça-feira (18), as famílias trabalham na limpeza dos imóveis e na recuperação dos pertences.

Também houve danos aos moradores dos bairros Santa Terezinha e Iguaçu.

Temporal causou estragos com alagamentos, em Fazenda Rio Grande — Foto: Joyce Fernanda Gonçalves Pellens/Arquivo pessoal

Temporal causou estragos com alagamentos, em Fazenda Rio Grande — Foto: Joyce Fernanda Gonçalves Pellens/Arquivo pessoal

O pedreiro Silvanei Moreira, que teve a casa atingida na cidade, lamentou ter perdido móveis, eletrodomésticos e um carro que havia comprado há três meses. A família teve que dormir fora de casa.

“Foi muito rápido. Só deu tempo de salvar os familiares, mais nada. Acabou tudo. Nunca aconteceu isso antes, foi muita água. Vamos começar tudo de novo”, disse.

Além de Fazenda Rio Grande, foram registradas ocorrências por conta da chuva em outras cidades, com interdições de vias em Almirante Tamandaré, segundo a Defesa Civil. Em Rio Branco do Sul, houve deslizamento de terra em área industrial, e o local está sendo monitorado.

Água invadiu casas e moradores precisaram deixar imóveis, em Fazenda Rio Grande, por conta da forte chuva — Foto: Joyce Fernanda Gonçalves Pellens/Arquivo pessoal

Água invadiu casas e moradores precisaram deixar imóveis, em Fazenda Rio Grande, por conta da forte chuva — Foto: Joyce Fernanda Gonçalves Pellens/Arquivo pessoal

A previsão dos meteorologistas é de as chuvas fortes voltem a atingir a Região Metropolitana da capital nos próximos dias.

  • Pai e filho são resgatados de carro atingido por árvore durante temporal em Curitiba

Em Curitiba, a chuva forte também causou transtornos na noite de segunda-feira. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 7.825 unidades consumidoras ficaram desligadas na capital por causa do temporal.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


18/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM