MENU

Segundo o departamento, o local foi projetado para receber 752 presos e inaugurado no dia 23 de fevereiro.
Sessenta detentos de Arapongas foram os primeiros a serem levados, pois a cadeia da cidade está em reforma, com previsão de conclusão no fim de 2022.
Para o transporte, o departamento contou com escolta em terra e acompanhamento aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Presos começaram a ser transferidos, sob escolta, para a PEL III — Foto: BPMOA/Divulgação
De acordo com o Deppen, na terça-feira (8), os presos de Ivaiporã devem ser encaminhados para a nova unidade.
Conforme o cronograma ainda, na semana do dia 20 de março, também serão transferidos os detentos de Uraí, Bela Vista do Paraíso e Marilândia do Sul.
Neste primeiro momento, o Deppen informou que 500 presos serão recebidos em Londrina. O prazo para o fim das transferências não foi divulgado até o momento.
Conforme o departamento, as cadeias de Ivaiporã e Arapongas continuarão existindo.
A de Ivaiporã passará por reformas e uma nova será construída em Arapongas.
No norte do estado, o Deppen é responsável por 74 cidades. Desse total, 21 tem cadeia.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-PR) informou que a construção da obra custou R$ 18 milhões e faz parte de um projeto para combater a superlotação em unidades penais.
Conforme a Sesp, a ideia é que a unidade ajude a desafogar o sistema carcerário da região de Londrina.